Mais de 80% dos Kits Alimentação forem entregues no primeiro dia

Foto_Sérgio SAMPAIO

Logo nas primeiras horas desta quinta-feira (02) centenas de pais e responsáveis de alunos da rede municipal de ensino foram retirar os Kits Alimentação Escolar. Os Kits irão atender 14.797 crianças nesta primeira etapa durante esse período de suspensão das aulas por conta do coronavíruas (Convid-19).

O secretário Antonio Pedro Pezzuto, secretário de Agricultura de Rio Preto, somente antes do meio dia desta quinta (02) cerca de 80% dos Kits (11.416) foram retiradas pelas famílias cadastradas. As famílias que ainda não retiraram têm está sexta-feira (03) para fazê-lo.

Dhoje Interior

O kit é individual para cada criança e suficiente, em quantidade e qualidade equivalente à merenda escolar, para 30 dias.

  • Kit 1 (Crianças de 3 meses a 1 ano e 11 meses) contém: 500g amido de milho, 5kg arroz, 400g biscoito de maisena, 1kg feijão, 1kg fubá, 2kg leite em pó e 500g macarrão.
  • Kit 2 (crianças a partir de 2 anos) contém: 5kg arroz, 1kg fubá de milho, 1kg leite em pó integral, 900ml óleo, 1kg feijão, 1kg farinha de trigo, 1kg açúcar refinado, 1kg achocolatado em pó, 500g macarrão e 400g biscoito.

A entrega se deu de forma tranquila e foi feita em 52 unidades escolares espalhadas pelo município e foi feita por equipes de merendeiras, que trabalharam em rodízio, conforme as determinações de higienização sanitária.

Entre as pessoas que aguardavam para retirar o Kit estava Belchior da Silva, ele está desempregado há 3 anos e a esposa há 4, eles tem quatro filhos: com 11, 07, 04 e 02 anos respectivamente. Ele afirma que esse alimento veio em boa hora para poder suprir a alimentação básica das crianças.

Já Pamela Cristina Sodre, ficou feliz com a decisão da Prefeitura de disponibilizar estes kits, ela tem três filhos na rede municipal com 10, 04 e 02 anos e um pré-adolescente de 13 anos na rede estadual. “Estou desempregada há pouco tempo e não tive direito a receber seguro-desemprego”, lamenta Pamela, o marido dela é autônomo e por conta do quadro atual pais também não esta conseguindo serviço de servente de pedreiro.

Elaine Silva Baez, mora sozinha com três filhos de 11, 08 e 02 anos, ela vai receber três kits, que segundo ela ira ajudar e muito, pois esta desempregada e os bicos que fazia como fazia como faxineira e auxiliar de cozinha desapareceram. “É importância essa alimentação para as crianças enquanto não tiver aulas”, salientou Elaine.

No próximo dia 09 terá inicio a entrega dos Kits dos alimentos perecíveis (hortifrútis e pão) que serão entregues semanalmente para as famílias.

As famílias que tem filho na rede municipal e não se cadastraram nesta primeira etapa podem fazê-lo ainda nas escolas ou creches onde os filhos estudam enquanto as aulas estiverem suspensas. Os pais ou responsáveis que se cadastraram neste segundo momento serão atendidos no mês de maio.

Por Sérgio SAMPAIO