Maio Amarelo: conscientize-se

O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação.

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.

Por ano, são mais de 50 mil mortos e mais de 200 mil incapacitados para o trabalho e para reverter essa situação é necessária a conscientização de todos.

Circunstâncias adversas do trânsito podem ocorrer mas mesmo com isso, acredita- se que tem como evitar pois cabe ao motorista perceber essas peculiaridades, prever os acontecimento e agir de modo pra que evite o pior.

“Este trabalho de conscientização não atinge só a pessoa que esta escutando, mas quem convive com ela, pois se a pessoa acredita na causa, vai divulgar para as pessoas de seu convívio. A mudança tem que ser cultural para que o brasileiro seja visto como o povo que coloca em primeiro lugar a segurança. para que isso se torne realidade, é necessário o esforço de todos.” afirma Ricardo Nunes Policial Rodoviário Federal. (Colaborou: Carol PASCHOALON)

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS