SAÚDE VASCULAR: Longevidade é sinônimo de saúde vascular

Somos privilegiados! ‘Envelhecer’ não representa mais motivo para preocupação. Pelo contrário, convivemos harmonicamente com o conceito de envelhecimento saudável, também denominado longevidade.

Consequência do avanço tecnológico, da globalização do conhecimento em saúde, da mudança dos hábitos de vida e, recentemente, da inteligência artificial aplicada à rede hospitalar, o envelhecimento populacional saudável representa uma conquista para nossa população.

É muito improvável que ainda existam pessoas que desconheçam a importância da adoção de bons hábitos de vida! Alimentação equilibrada, prática diária de exercícios físicos, controle dos principais fatores de riscos para doenças cardiovasculares e abandono de vícios, como o tabagismo, são recomendações constantes nas mídias sociais durante as divulgações na área da saúde.

Isoladamente ou em conjunto, os bons hábitos de vida interferem diretamente e positivamente na saúde vascular. Em outras palavras, quando nos alimentamos bem, nos exercitamos, controlamos nossos níveis glicêmicos e nossos índices pressóricos, reduzimos nosso estresse e melhoramos a qualidade do nosso sono, estamos, na verdade, melhorando e preservando a qualidade dos nossos vasos sanguíneos, em especial das nossas artérias. Envelhecemos com saúde porque nossas artérias estão saudáveis.

A equação é simples e lógica! Número reduzido de fatores de risco somado a boa circulação é igual a longevidade. Quem tem boas artérias não infarta, não tem derrame, não tem dificuldade para caminhar, não tem problema circulatório e não perde a perna. Logo, concluímos com segurança e propriedade que a longevidade é sinônimo de saúde vascular.

Se você cultiva o desejo de envelhecer com saúde, além das recomendações tradicionais, você precisa de um cirurgião vascular. Dedicado em cuidar do bom funcionamento do sistema circulatório, este profissional é capaz de diagnosticar importantes alterações presentes nos principais segmentos venosos e arteriais do corpo humano.

Em sua lista de prioridades, inclua a consulta com o cirurgião vascular. Este profissional tem muito a contribuir com sua saúde e com seu envelhecimento saudável.

Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel – Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago)

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS