Lions realiza Mutirão da Saúde amanhã na Philadelpho

Com a proposta de atender a população brasileira, realizando um milhão de exames em todo o País, os Lions Clube em parceria com as secretarias municipais de Saúde estarão promovendo nestat terça-feira, dia 8, o 10º Mutirão Nacional de Saúde do Lions. Esse mutirão acontece simultaneamente em 1.200 cidades brasileiras e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Afinal de contas todos sabem que prevenir é o melhor remédio para se evitar doenças. Nesse dia uma unidade móvel da Secretaria da Saúde estará, a partir das 8 horas da manhã e até as 11h30, na Pista de Caminhada da Avenida Philadelpho Gouveia Neto, em Rio Preto para realizar exames de acuidade visual, daltonismo, pressão arterial, glaucoma, glicose, colesterol, glicemia, cintura abdominal e outros exames médicos, bem como atendimento odontológico e eventualmente encaminhamento médico.

Dhoje Interior

A caminhada vai sair às 8 h defronte à UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Anchieta, na avenida Philadelpho Gouveia Neto, 805.

Neste ano 338 clubes de Lions estarão envolvidos no dia 8 de outubro para ajudar na realização desse Mutirão da Saúde.

O Lions, com mais de 1 milhão e 400 mil associados, é o maior clube de serviços do mundo. Em razão da sua seriedade é uma das poucas instituições, que não é País, que possui cadeira permanente na ONU (Organização das Nações Unidas).

No Brasil, são 1.508 clubes de Lions, com 42.500 associados, que ajudam a manter cerca de 6.000 projetos, entre eles os Hospitais do Olho de Taquaritinga e de Franca.

Em Rio Preto, o Lions Clube foi o responsável pela construção dos seis primeiros pavilhões do Instituto São Judas Tadeu e ajudou na fundação e manutenção de diversas instituições filantrópicas da cidade, como o Instituto dos Cegos e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A importância da prevenção

Segundo estudos da Organização Mundial de Sáude (OMS), para cada um real investido na prevenção, 43 reais seriam economizados em serviços de saúde. Um estudo realizado em 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e divulgado pela revista British Medical Journal, 37 milhões de mortes prematuras no mundo poderiam ter sido evitadas até 2015, se a população adotasse o hábito de fazer exames preventivos periodicamente.

Ao pé da letra, o termo em inglês check-up significa checar mas, entre as autoridades de saúde, é também sinônimo de precaução e prevenção. A princípio consiste na realização de um abateria de exames clínicos e laboratoriais.

Levantamento feito no Brasil pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemia e depressão são responsáveis por mais de 72% das causas de mortes no Brasil.

Melhor prevenir do que remediar é um ditado antigo, mas cujo conceito ainda vale e muito quando o assunto é saúde. O Lions convida toda população para participar desse mutirão da Saúde e lembra a todos sobre a importância de se realizar exames preventivos.

Mutirão em Rio Preto

O Mutirão da Saúde que acontece nesta terça-feira, dia 8, está sendo realizado pelos três clubes de Lions (Centro, Sul e Letícia Arroyo) em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, Faculdade de Medicina da Faceres e alunos da escola Tema. A caminhada, que sai às 8h da UBS do bairro Anchieta, contará com a participação dos integrantes do Lions e do Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Vila Novaes.

Da REDAÇÃO