LANÇAMENTO: Da obra, que traz a história do professor rio-pretense de natação Decio Lang

A década de 1950 registra um importante capítulo na evolução de Rio Preto. A cidade encravada na região Noroeste do próspero Estado de São Paulo começou a deixar de lado sua identidade provinciana para experimentar modernização, crescimento e desenvolvimento.
A transformação urbana motivou-se por um importante e irreversível êxodo. A maioria da população, que morava na zona rural, migrou para a área urbanizada. Ocorreram grandiosas mudanças econômicas, culturais, comportamentais e sociais. Nada mais seria como antes.
Neste contexto de mudança, aconteceu um fato importante no esporte, que mudou a vida da juventude da época: a natação caiu no gosto popular. Isso aconteceu principalmente com a chegada do professor Decio Lang, cuja trajetória foi recriada no livro ‘Encontro com Decio Lang – A formidável natação rio-pretense nos anos 50 e 60’.
A obra, que tem 150 páginas e foi publicada pela União Brasileira de Escritores (UBE), será lançada hoje, a partir das 20h, na sede social do Rio Preto Automóvel Clube.
Décio Lang ensinou natação no Palestra, Automóvel Clube e América Futebol Clube e lecionou educação física em escolas públicas de Rio Preto e várias cidades paulistas. Suas equipes de natação conquistaram centenas de títulos em competições disputadas na região, no Estado, Brasil e até mesmo exterior.
Com texto básico do escritor Raul Marques, a obra foi criada por iniciativa de ex-nadadores de Decio Lang, como Durval de Noronha Goyos Júnior, Flávio Augusto Teixeira, Gilberto Miranda Batista,José César Polízio Bueno, Remy Jacomassi e Sérgio Frota. A ilustração da capa foi elaborada pelo artista Lézio Júnior.
A partir das recordações, lembranças e reminiscências de dezenas de nadadores que fizeram parte desta importante passagem, a obra se tornou realidade, deslanchou e foi editada por Durval de Noronha Goyos Junior. É o registro oficial, com riqueza de detalhes, de um tempo especial, marcante e produtivo.
O livro versa sobre a natação rio-pretense e a vida na cidade daquele momento. O fio condutor é justamente o trabalho desenvolvido pelo técnico e professor Decio Lang e a destacada atuação dos nadadores que tanto honraram as cores do Palestra e do Rio Preto Automóvel Clube.
Com esforço, dedicação e brilhantismo, seus alunos buscaram informações guardadas em um cantinho especial, que fica entre o coração a memória, para remontar esse quebra cabeças que é antigo e, ao mesmo tempo, atual.
A obra é uma homenagem ao professor, educador, mestre e técnico Decio Lang, cujo trabalho é lembrado até hoje. No dia seguinte ao lançamento do livro, no dia 17 de setembro, será realizado, também no Automóvel Clube, o X Encontro Profº Decio Lang de Natação, a partir das 9h.

Serviço

Lançamento do livro ‘Encontro com Decio Lang – A formidável natação rio-pretense nos anos 50 e 60’
Quando: 16 de setembro
Horário: 20h
Local: sede social do Rio Preto Automóvel Clube
Páginas: 150
Editora: União Brasileira de Escritores (UBE)

Da Reportagem

SEM COMENTÁRIOS