Justiça eleitoral prepara votação e apuração

Urnas que serão usadas na eleição de Rio Preto serão transportadas a partir desta sexta-feira (5) para escolas da 267ª Zona Eleitoral. (Foto Claudio Lahos)

O Cartório Eleitoral de Rio Preto define os últimos detalhes para o pleito de domingo (7) no município, que envolverá o trabalho de cerca de sete mil pessoas entre funcionários, mesários, voluntários e pessoal de apoio, para receber um total de 328.658 eleitores no dia da eleição. Em Rio Preto estão aptos a votar 328.658 eleitores. A votação acontecerá em 963 seções distribuídas pelas escolas da cidade em 119 locais.

“As urnas estão lacradas e serão transportadas a partir de amanhã (sexta-feira). As primeiras urnas serão destinadas para os locais da 267ª Zona Eleitoral, por abrange o maior número de eleitores”, afirmou Régis Gaide Pistori, chefe de cartório.

O maior eleitorado de Rio Preto está na 267ª Zona Eleitoral, que abrange desde avenida Bady Bassit até o extremo da Zona Norte, com 140.661 mil eleitores. Já na 268ª Zona Eleitoral há 99.849 eleitores e abrange Zona Noroeste e bairros como Vila Toninho, João Paulo II, Talhado, Liberdade, Solidariedade, entre outros. A 125ª Zona Eleitoral abrange a região central e parte da Zona Sul, possui atualmente 88.148 eleitores aptos.

Ainda de acordo com dados da Justiça Eleitoral, 17.047 títulos eleitorais de Rio Preto estão cancelados, enquanto outros 4.243 títulos estão suspensos.

Cola
A votação do primeiro turno acontece das 8h às 17 horas, respeitando o horário local da região. No primeiro turno, o eleitor terá que digitar os números de seis candidatos na urna eletrônica: deputado federal, deputado estadual, senador 1ª vaga, senador 2ª, governador e presidente.

A justiça eleitoral recomenda que os eleitores levem para a cabine de votação uma ‘cola’ em papel preenchido com os dados dos candidatos escolhidos. “Por ser uma eleição que envolve tantos cargos, orientamos que o eleitor não deixe de levar os números anotados, pois não será permitido o uso de aparelho de celular durante a votação”, alertou Régis, citando que o cartório distribui a chamada ‘cola’ para a anotação dos números.
O Tribunal Superior Eleitoral determinou a proibição do uso de telefone celular, tablets, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação.

No dia da votação, o eleitor é obrigado apresentar um documento oficial com foto, como CNH, carteira de identidade, carteira profissional, carteira de trabalho, certificado de reservista, e-título (título de eleitor em meio digital), passaporte. É recomendável, porém não obrigatório, levar o título de eleitor, já que nele está o número da seção eleitoral.

Apuração
Encerrada a votação em Rio Preto, começa a apuração dos votos com a chegada dos primeiros pendrives dos dados das urnas. A transmissão dos dados ao TER (Tribunal Regional Eleitoral) será feita na sede do cartório eleitoral (rua Lafayete Spínola Castro, 1.463, Boa Vista).

Segundo o chefe da 268ª Zona Eleitoral, Régis Pistori, o resultado final da eleição no município deve sair até às 21 horas.  Conteúdo especial: Vinícius MAIA

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS