Juízes e advogados contra a morosidade do processo

Aconteceu nesta semana o I Fórum Regional da Justiça sobre as Justiças Estadual, do Trabalho e Federal com abrangência em 24 municípios (oito Comarcas) por iniciativa das Subseções da OAB de São José do Rio Preto, Mirassol, Tanabi e José Bonifácio.

A tomada de providências contra a morosidade do processo foi a premissa do debate. Estiveram presentes os juízes das três Justiças, Paulo Marcos Vieira, Hélio Grasselli e Adenir Pereira da Silva, e de outro lado os presidentes das Subseções da OAB Marcelo Henrique, Marcos Galves, Breno Estrela e Rodrigo Fachin.

Os advogados participaram também pelas Comissões de Advogados. O presidente da OAB São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos, e da CAASP/SP Luis Ricardo Vasques Davanzo, falaram no evento também. A história do advogado na humanidade foi contada pelo jurista carioca José Roberto Castro Neves, com sessão de autógrafos. O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, prestigiou o evento também.

“O Fórum alcançou o objetivo de estabelecer diálogo permanente da Advocacia, pela OAB, com a Magistratura para melhorar os serviços prestados ao cidadão. As subseções da OAB apresentarão medidas surgidas no Fórum para reduzir a morosidade da duração dos processos. Pouco se discute a efetividade dos serviços do Poder Judiciário na sociedade e, por isso, a OAB ampliará publicamente os anseios da população sobre a melhoria dos serviços deste Poder da República também. A reunião das três Justiças num só debate favorece também o sentimento da necessidade da correção das falhas dos serviços judiciários, reduzindo as distâncias entre o juiz e o cidadão”, comentou Marcelo Henrique.

Da REDAÇÃO