Jovens que completam 18 anos neste ano optam por alistamento online

O prazo para o alistamento militar online vai até 30 de junho. As inscrições podem ser feitas no site do Exército, com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preenchimento do formulário para validação dos dados pessoais.

O alistamento é obrigatório e deve ser feito no ano em que o jovem (sexo masculino) completa 18 anos.

Para fazer o alistamento online, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e fazer o cadastro.

O jovem que não tiver acesso à internet ou não tiver CPF deve ir à Junta Militar de São José do Rio Preto, localizada na rua São José, nº 43, no bairro Vila Fioresi, com a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência, em mãos.

O estudante Victor Hugo Rodrigues de Almeida, que irá completar 18 anos em maio deste ano, conta que o alistamento está facilitando bastante.

“Realmente é algo que veio pra facilitar bastante, até porque não tenho carta e trabalho, então não posso sair durante o expediente. Pra mim fica muito mais fácil me alistar online, do que ter que ir lá pessoalmente. Realmente se alistar online, não tenho aquela preocupação de ter que ir lá, não tenho que ficar pedindo pra me levar, pra buscar, até mesmo não tenho quem faria isso, e nem posso porque trabalho o dia inteiro”, opinou.

Quem perder o prazo para fazer o procedimento no último ano poderá regularizar a situação no próprio site do alistamento ou comparecer à Junta de Serviço Militar. O atraso implicará no pagamento de multa.

Segundo o coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa, coronel Fernando Penasso, quem não regularizar sua situação não poderá tirar passaporte, prestar exame para estabelecimento de ensino, tirar carteira de trabalho, ingressar no serviço público ou mesmo na iniciativa privada.

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato pelo telefone (17) 3215-1044.
O Serviço Militar Obrigatório tem a duração de um ano.

Por Verônica MAESTRELLA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS