Jovens da Fundação Casa de três cidades participam do Enem

Jovens que cumprem medida socioeducativa nos centros da Fundação CASA em Rio Preto, Mirassol e Araçatuba participaram nesta terça-feira (10) do Enem-PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade). As provas se estendem nesta quarta-feira (11).

São 11 reeducandos de Araçatuba, dois de Rio Preto e um de Mirassol. Ao todo, 336 adolescentes nos 93 centros da Fundação Casa do Estado de São Paulo se inscreveram para prestar a prova.

Dhoje Interior

Eles se juntam ao total de 46.136 pessoas – entre adultos do sistema penitenciário e jovens em medida socioeducativa de internação. Só no Estado de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são 15.826 inscritos nos dois sistemas.

Os testes acontecem dentro dos centos socioeducativos e são aplicados por profissionais contratados pelo Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC). No primeiro dia, os jovens tiveram cinco horas e meia para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da redação.

Já no segundo dia, terão cinco horas para solucionar as questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O Enem-PLL, assim como o Enem geral, possibilita a concorrer, de forma igualitária, as vagas no Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou financiamento por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Por Vinícius Lopes