JBC: “Henriques” traz Shakeaspeare para crianças em um espetáculo premiado

Neste domingo, dia 28, o Janeiro Brasileiro da Comédia recebe uma grande produção infantil, o espetáculo Henriques, da Cia Vagalum Tum Tum de São Paulo/SP que se apresenta no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 17h, dentro da programação do Janeiro Brasileiro da Comédia. A entrada é um litro de leite longa vida, que pode ser trocado pelo ingresso uma hora antes do espetáculo, no local.

O Janeiro Brasileiro da Comédia vai até o dia 30 de janeiro e é uma realização da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Mais informações e a programação completa no www.riopreto.sp.gov.br/jbc

 

Henriques

O espetáculo Henriques é uma livre adaptação da trajetória do Rei Henrique V de William Shakespeare da Cia Vagalum Tum Tum para as crianças. A peça foi uma das mais premiadas em 2016 na categoria, recebendo o Prêmio APCA 2016 de Melhor Espetáculo Infantil com Texto Adaptado; Eleito pelo Guia da Folha Melhor Espetáculo Infantil do ano de 2016; Indicado a seis categorias do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil de Jovem 2017 (Melhor espetáculo, Melhor Texto Adaptado, Direção, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Figurino, Melhor Ator Coadjuvante).

 

Sinopse

O príncipe Henrique é um jovem que vive na companhia de seus amigos arruaceiros Falstaff e Pistola. Juntos eles fazem muitas estripulias e são muito mal vistos pelas pessoas da cidade. Seu pai, o rei Henrique IV, já está velho e muito preocupado com o destino da Inglaterra, já que seu sucessor, o príncipe Henrique, não parece muito interessado em tomar juízo e ser a pessoa responsável que todos esperam que ele seja como príncipe herdeiro.

 Próximo de sua morte, o rei Henrique IV faz com que o príncipe Henrique jure que será uma nova pessoa e que será um grande rei. Henrique faz o juramento e antes de morrer seu pai lhe diz que quando for rei ele deve atacar e vencer a França de uma vez por todas, já que os dois países estão em disputa por territórios há muito tempo.

 Ao se tornar rei, Henrique, que agora é Henrique V, cumpre suas promessas, e precisa abandonar a vida de fanfarrão e também todos os antigos amigos. Falstaff e Pistola são ignorados e expulsos pelo antigo amigo e novo rei e sofrem muito com isso.

 Além de premiado, o espetáculo é reconhecido pela crítica. Dib Carneiro Neto, crítico, jornalista e dramaturgo, na Revista Crescer elogiou o espetáculo: “O que importa dizer aqui é o quanto é refinado e certeiro o talento de Brandini para enxergar nos textos do bardo um potencial a ser explorado no reino dos clowns, da palhaçaria, da linguagem de circo. O teatro como arte popular, bem ao gosto de Shakespeare.Como ele gostava que fosse. Risos, trapalhadas, quiprocós, aventuras, desafios, batalhas – está tudo em cena graças também ao primoroso elenco da Cia. Vagalum Tum Tum. Henriques veio pra ficar. No panteão dos grandes espetáculos. Para todas as idades”.

 

Ficha Técnica “Henriques”

Autor e Diretor: Angelo Brandini

Elenco:

Christiane Galvan- Henrique V

Val Pires- Flastaff

Thiago Andreuccetti- Pistola e Rei da França

Rodrigo Freitas- Rei Henrique IV e Mensageiro Frances

Ivy Donato- Bardolfo e Princesa Catarina

Wesley Salatiel- Mensageiro Ingles e musico

Stand in: Michelle Gallindo

Trilha original e Direção Musical: Fernando Escrich

Figurinos: Christiane Galvan

Costureira: Silvia Castro

Direção de Movimento: Vivien Buckup

Cenário e Adereços: Bira Nogueira

Iluminação: Giuliana Cerchiari

Técnico de Som: Vitor Osorio

Fotografia: João Caldas

Produção: Marina Mioni

Realização: Cia Vagalum Tum Tum

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

 

Espetáculo: HENRIQUES

Companhia: Cia Vagalum Tum Tum (São Paulo / SP)

Data: 28/01/18 (domingo)

Horário: 17h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto – Janeiro Brasileiro da Comédia 2018

Da Redação

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS