Janeiro da Comédia recebe inscrições para atividades formativas

Festival Janeiro da Comédia acontece de 23 a 30 de janeiro, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, em Rio Preto

A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para as atividades formativas da 16ª edição do Festival de Teatro Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC). Realizado pela Prefeitura de Rio Preto, o festival acontece de 23 a 30 de janeiro de 2018, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, e terá as ações formativas concentradas na Casa de Cultura Dinorath do Valle.

De acordo com o assessor da Secretaria de Cultura e curador do festival, Jorge Vermelho, as atividades formativas são pensadas para as pessoas que são da área artística: atores, palhaços, performances e a programação prevê ações, que contemplem a teoria e também a prática das diferentes vertentes do gênero da comédia.

Um dos destaques é o curso de 12 horas, com o professor doutor Alexandre Mate, que é pesquisador teatral; orientador e assessor de diversos grupos teatrais; além de autor de inúmeros textos e livros dedicados ao teatro. O curso “A Comédia na História e seus Expedientes Significativos”, apresentará o surgimento da comédia no mundo ocidental (a partir da Antiguidade Clássica) e suas principais características (ou expedientes). A metodologia consistirá em processo de exposição oral, apresentando, panoramicamente, entretanto, de modo crítico, um vasto painel até a atualidade. Sempre que possível, as obras apresentadas no Janeiro Brasileiro da Comédia 2018, poderão servir como referência analítica.

Outro destaque é o “Encontro com a Máscara Clownesca”, com Bete Dorgam, que é mestre em Comunicação Social pela ECA/USP, fez especialização em Jornalismo, na Universidad de Navarra (Espanha) e é atriz e doutora em Artes Cênicas pela ECA/USP. Este encontro tem por objetivo proporcionar aos participantes um primeiro contato com a máscara clownesca, a partir de uma breve conceituação e contextualização histórica, além de jogos específicos para aproximação com a técnica e o estado da máscara.Bete Dorgam é formada em Publicidade (ECA/USP) e em Jornalismo (Cásper Líbero).

Cinco grupos que apresentarão seus espetáculos no Janeiro Brasileiro da Comédia, também vão oferecer workshops. “Cada um trará uma linguagem diferente dentro do gênero da comédia e das técnicas aplicadas em seus espetáculos”, explica Jorge.

A programação do JBC também contará com os Workshops “O Ator na Rua|”, com a Cia de 2; “A Reconstrução do Clichê na Construção Dramática”, com a Cia Bife Seco; o “Clown desde uma perspectiva xamânica”, com Seres de Luz Teatro; “O Processo Criativo da Cia Vagalum Tum Tum”, com Angelo Brandini e “Jogos teatrais e improvisação para teatro”, com Ronaldo Celeguini. As inscrições para as formativas são gratuitas e já estão abertas e devem ser feitas na Secretaria de Cultura, localizada no prédio da Biblioteca Municipal na Praça Leonardo Gomes (Cívica) nº 01 – 3º andar, Centro. O telefone para mais informações 3202-2313.

 

Da Reportagem

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS