Isolamento social em Rio Preto é de 43%

Renegociação é a palavra-chave para adequar o orçamento no pós isolamento social (Foto: Cláudio LAHOS)

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo revelou que o isolamento social em Rio Preto foi de 43% nesta segunda-feira (1). A média no Estado de São Paulo foi de 47%.

Questionado se a taxa no município não teria sido menor por conta da reabertura do comércio, assessoria do Estado respondeu por meio de nota. “No caso da cidade de São José do Rio Preto, o ideal é comparar segunda-feira com segunda-feira. Assim, na segunda-feira dia 18/05, o índice foi de 44%; na segunda-feira dia 25/05 foi de 47% (é bom lembrar que este dia foi um feriado) e, finalmente, na segunda-feira dia 01/06 foi de 43%. Houve uma redução do isolamento considerando os três dias, no entanto é necessário um período mais longo para predizer uma redução consistente”.

Dhoje Interior

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios e pode ser acessado no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Vinicius Lima