ISOLAMENTO: Instituições de ensino liberam acesso gratuito a cursos online

A pandemia de coronavírus fez com que os governos determinassem o isolamento social. Pensando nisso, algumas instituições de ensino de todo o mundo liberaram acesso gratuito a diversos cursos online, para incentivar que as pessoas fiquem em casa e tenham alternativas para se distrair.

São cursos nas mais diversas áreas, como finanças, marketing, planejamento pessoal, guias de investimento, empreendedorismo, desenho técnico, grafitti, entre outros, e com diploma de conclusão.

Dhoje Interior

Confira alguns dos cursos disponíveis:

SENAI

O centro de tecnologia liberou 15 cursos completamente gratuitos em sua plataforma online – têm de finanças pessoais, consumo consciente, blockchain, economia circular, empreendedorismo, indústria 4.0 e muito mais. Ao final de cada curso, há um certificado de conclusão. O conteúdo das aulas varia entre 14h e 20h.
Para conferir os cursos, acesse: http://www.sp.senai.br/WebForms/Conteudo/Conteudo.aspx?Cont=18167&Menu=27

FGV

A Fundação Getúlio Vargas disponibilizou 60 cursos online completamente gratuitos das mais diversas áreas de conhecimento, como finanças, negócios, marketing, gestão, liderança, tecnologia, relações internacionais, entre outros.
Para conferir os cursos, acesse: https://educacao-executiva.fgv.br/busca?programa=64443&curso_tipo%5B0%5D=517&modalidade%5B0%5D=45&tipo_invest%5B1%5D=1

Academia Brasileira de Arte

A ABRA conta com cursos culturais de todos os tipos, desde iniciantes, como o de fundamentos do desenho, até mais avançados, como o de desenho técnico ou de grafitti. A escola liberou parte das aulas de forma gratuita para quem quiser experimentar. Para concluí-los, é necessário pagar. Basta acessar http://www.abraonline.com.br/cursos-online-de-desenho/.

LearnCafe

É uma plataforma que oferece mais de 2 mil cursos online gratuitos, com a disponibilidade da compra do certificação de conclusão. São cursos nas áreas de administração e negócios, arte e entretenimento, direito, educação, marketing, meio ambiente, moda e beleza, religião, música, sexualidade, entre outros. Para conferir, basta acessar https://www.learncafe.com/cursos-gratis.

Kultivi

Se quiser aproveitar o tempo livre para estudar ou aprimorar um idioma, a Kultivi disponibiliza aulas online de inglês, espanhol, francês e italiano. São cursos completos, com níveis diferentes de dificuldade, certificado e materiais de apoio também gratuitos.
Para conferir, acesse https://www.kultivi.com/.

Harvard

Uma das maiores e melhores universidades do mundo também está oferecendo cursos à distância na sua plataforma online “HarvardX”. São 14 áreas, desde Artes e Design, Negócios e Gestão, Ciência da Computação até Humanidades, Matemática e Medicina e Saúde Pública. Na plataforma edX também existem cursos gratuitos de outras grandes universidades, como MIT, Berkeley, Princeton e Sorbonne.
Basta acessar https://online-learning.harvard.edu/.

Casa do Saber

Por 30 dias, o espaço cultural liberou o acesso a todos os seus cursos, que podem ser assistidos em seu aplicativo. Você encontra cursos sobre pensadores importantes, como Simone de Beauvoir e Angela Davis, meditação, física quântica e até psicanálise.
Basta acessar https://casadosaber.com.br/sp/.

Udemy

A plataforma oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de programação e tecnologia. Alguns deles são Desenvolvedor Android Iniciante, Python para iniciantes, Criando páginas web com Github pages, WordPress para iniciantes, entre outros.
Para conferir todos os cursos, acesse https://www.udemy.com/courses/search/?price=price-free&q=gratuitos&sort=price-low-to-high&src=ukw.

Homa

A Homa lançou uma mentoria online e gratuita para negócios locais apreenderem a repensar aspectos do negócio em cenários incertos como o atual. A mentoria começa nesta segunda-feira, 23, e terá duração de 14 dias.
Para participar, é necessário se cadastrar no site https://conteudo.homadesign.com.br/mentoria-homa.

Stoodi

A Stoodi é uma plataforma educacional que ajuda os alunos a manterem uma rotina de estudos e indica exatamente o que estudar até o ENEM. Com duração inicial de 30 dias, a plataforma permitiu acesso gratuito a todas as suas videoaulas e exercícios com correção em vídeo para evitar maiores prejuízos aos alunos que tiveram aulas suspensas no país. São mais de 400 aulas e 10 mil exercícios. Basta acessar https://www.stoodi.com.br/.

Notorium Play

A plataforma de streaming destinada especificamente ao público de Direito liberou acesso gratuito a todo o conteúdo por 30 dias. São congressos, aulas, documentários, minicursos e muito mais. Acesse https://notoriumplay.sambaplay.tv/.

Olhar de Cinema +

A plataforma, que oferece diversos cursos online, masterclass, insights, consultorias customizadas, fóruns e outras atividades voltadas para entusiastas iniciantes e profissionais de audiovisual, liberou gratuitamente por 30 dias os vídeos de insights, cineclube e transmissão ao vivo. Para conferir, acesse https://www.olhardecinema.com.br/mais/.

Spcine Play

A plataforma de streaming liberou por 30 dias o acesso gratuito a todo o seu acervo. A Spcine Play exibe filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo, além de conteúdos exclusivos da programação cultural da cidade, como shows, espetáculos e performances. Acesse https://www.spcineplay.com.br/.

Kinedu

O aplicativo liberou o acesso gratuito a todo o seu conteúdo até o dia 15 de abril. São mais de 1800 atividades de desenvolvimento criadas por especialistas para crianças de 0 a 4 anos. Para baixar o app, acesse a play store no seu tablet ou celular.

Por Ingrid Guareschi