IPMet alerta para pancadas de chuvas nesta semana

Chuva Muro do Lar Nossa Senhora de Fátima, na Vila Maceno, veio abaixo com a força da chuva de domingo. A Defesa Civil do município acompanha todas as ocorrências provocadas pela chuva. Em caso de novos danos, os moradores podem entrar em contato pelo telefone 199. (Foto Claudio Lahos)

A forte chuva que atingiu Rio Preto no domingo ligou o sinal de alerta nos moradores
em relação a previsão do tempo nesta semana. Os radares do Instituto de Pesquisas Meteorológicas de Bauru (IPMet), da Unesp apontam risco de chuva nos próximos dias com possibilidade de pancadas de tempestades e rajada de ventos.

De acordo com o meteorologista do Centro de Meteorologia de Bauru, Fernando
de Almeida Tavares, a previsão no município é de céu parcialmente nublado durante o dia e chuvas isoladas. Na sexta-feira, o radar meteorológico aponta pancadas de chuvas, com trovoadas e risco de vento forte. “A previsão detecta pancada de chuva amanhã (terça) até sexta-feira. Com ela, existe a possibilidade dessa chuva vir a ocorrer com pancadas de tempestades e rajada de ventos”, disse Tavares.

A quantidade do volume de chuva no domingo despertou atenção da Defesa Civil de Rio Preto. De acordo com medições, o município registrou um volume de 89 milímetros ao longo do dia (quase quatro vezes da média de 20 milímetros).

No ano passado, o mês de novembro choveu um total de 248 milímetros durante todo o
mês. A dimensão da quantidade de chuva do último domingo equivale 36% em relação ao mesmo período de 2017.

Susto no domingo
A chuva de domingo provocou diversos estragos e inundou ruas da cidade. Na Vila Maceno, o muro do Lar Nossa Senhora de Fátima foi derrubado devido a força da
água. Parte dos tijolos ficaram espalhados pela rua. Outro lugar atingido pela chuva foi
no bairro São Deocleciano.

A escola municipal Guiomar Maia teve parte do muro destruído. Segundo moradores
próximos do local, a queda do muro foi provocada pela chuva e ventos. Em outros pontos da cidade, como no Jardim Primavera, os carros que estavam estacionados
nas ruas ficaram submersos.

Os veículos precisaram de um guincho para ser retirados do local. No bairro Dignidade, a água da chuva além de alagar as ruas também entrou nas residências e provocou danos materiais.

Na BR-153, na rotatória da entrada próximo ao shopping Iguatemi, a pista ficou coberta
pela água e os motoristas tiveram de dirigir com bastante cuidado. A pista também ficou alagada próximo à base da Polícia Rodoviária Federal.

 

Por Vinicius MAIA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS