Intolerância x Hipersensibilidade alimentar. Entenda a diferença!

Alguns cães podem apresentar sensibilidade digestiva ou de pele ao consumirem alimentos elaborados com carne bovina ou frango.

“Quando o cão tem sensibilidade a qualquer uma dessas fontes proteicas, indica-se um alimento elaborado com ingredientes diferentes, como: cordeiro ou peixe, que também são proteínas de alta qualidade e que podem trazer benefícios e neste caso”, afirma a médica veterinária da Equilíbrio e Coordenadora da Comunicação Científica da Total Alimentos, Bárbara Benitez.

Segundo ela, raças como Pug, Shar Pei, Dachshund, Bulldog francês e Lhasa Apso estão entre as mais propensas a apresentar sensibilidade a algumas fontes proteicas de origem animal.

“Quando o cãozinho é sensível à determinada fonte proteica, ele pode apresentar sinais como pelo opaco, queda de pelo e sinais gastrintestinais”.

Intolerância x Hipersensibilidade alimentar (HA) ou alergia

Existe diferença entre intolerância e hipersensibilidade alimentar, como explica a veterinária:

• Alergia ou HA: resposta imunológica devido à ingestão de alérgenos específicos (proteínas de origem animal). Como as proteínas de origem animal são os principais causadores de alergia e

• Intolerância alimentar: resposta fisiológica anormal não imunológica que ocorre através de um alimento. Como as proteínas de origem são os principais causadores de alergia e HÁ, nota-se que nas intolerâncias também há benefícios com a mudança da fonte proteica (cordeiro e peixe).

Como saber?
Em geral, a sensibilidade do cão é revelada por meio de sinais, como: pelo opaco, queda de pelo, descamação da pele e fezes diferentes do usual. Quando isso acontecer, é preciso que o animal seja avaliado pelo médico veterinário, para que o profissional verifique qual é o alimento correto indicado.

Recomendação
Equilíbrio Sensitive Fish é elaborado com proteína de peixe para proporcionar alta digestibilidade e tem níveis balanceados de ômegas 3 e 6 para contribuir para nutrição da pele e beleza da pelagem. O produto é o lançamento da nova geração da Equilíbrio Cães, que já contava com um alimento para cães sensíveis, mas elaborado com cordeiro.

Sobre Total Alimentos
A Total Alimentos atua no mercado de nutrição animal com o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade para animais de estimação.

É fabricante das marcas super premium, Equilíbrio e Equilíbrio Veterinary, premium especial Max, Naturalis, premium Max Cat e K&S, standard Nero e Líder, e dos snacks Doglicious e Catlicious.

Fundada em 1975, a empresa, localizada em Três Corações (MG), investe constantemente em tecnologia, fórmulas inovadoras e ingredientes diferenciados para a fabricação de rações e snacks.

A Total Alimentos é uma das poucas empresas do segmento certificada em ISO 9001, GMP (Boas Práticas de Fabricação) e HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, sigla em inglês) contribuindo para a fabricação de produtos de altíssimo nível de qualidade para o mercado nacional e internacional.

Há 40 anos, a Total Alimentos aprimora procedimentos industriais e investe em equipamentos de última geração. Hoje, está presente em todo o território nacional, nos cinco continentes e está entre os parques fabris mais modernos do mundo.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS