Instituto Lucy Montoro realiza mutirão para agilizar entrega de órteses

Vinicius de Almeida Oliveira, 15 anos, um dos pacientes que compareceu ao mutirão. (Foto Claudio Lahos)

O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, centro de saúde especializado no atendimento de pessoas com deficiências físicas, realizou nesta quinta-feira (23) um mutirão para agilizar a entrega de órteses para pacientes da região de Rio Preto. A ação aconteceu em um unidade móvel, que já rodou cerca de 18 mil km pelo interior do estado de São Paulo e atende as necessidades de pacientes que não tem suporte na região.

“Medimos, avaliamos e entregamos equipamentos para pessoas deficientes. A unidade móvel serve para fazer mutirões de pessoas que estão sendo atendidas em outros centros de reabilitação ou cidades distantes e que precisam receber os equipamentos. Mais de 250 pacientes serão beneficiados com a ação. Só hoje serão 110. Os outros receberão depois”, explica Regina Chueire, diretora do Lucy Montoro de Rio Preto.

A unidade atende as 200 cidades área de cobertura da Rede. “É uma ação excelente. Só vejo benefícios”, comenta a dona de casa Simone de Almeida, mãe de Vinicius de Almeida Oliveira, 15 anos, um dos pacientes que compareceu ao mutirão. “Eles passam por uma avaliação de médico, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional para receber o equipamento. Muitas vezes não há necessidade ou o equipamento que o paciente possuí ainda está bom. É uma maneira de não utilizar o dinheiro o público de forma equivocada”, afirma Chueire.

Além de órteses, o instituto fornece próteses, cadeiras de roda, andadores, bengalas, muletas e até cadeira de banho. “Na nossa unidade nós doamos cerca de 100 cadeiras de rodas por mês”, complementa Chueire. O próximo atendimento da unidade móvel será na cidade Jacareí. (Colaborou: Vinicius LIMA)

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS