Inscrições de voluntários para teste de vacina começam nesta semana

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (13) que estão abertas as inscrições para os interessados em participar dos testes da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac.

“Nestes testes são admitidos apenas profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e paramédicos. Os profissionais serão selecionados para testes em seis estados do Brasil. Os teste serão coordenados pelo Instituto Butantan, com o acompanhamento da Anvisa”, afirmou Doria.

Dhoje Interior

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, também explicou que os participantes do estudo serão incluídos de forma sigilosa. Os profissionais da saúde interessados em participar podem realizar as inscrições no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina/?no-cache, onde os voluntários passarão por uma triagem inicial, respondendo algumas questões. “Com base nestes dados, a pessoa é encaminhada a procurar os centros que farão de fato a análise de fato dos candidatos. Esse processo é totalmente anônimo, não se coleta nenhum dado, e mostra se a pessoa está apta ou não a se candidatar”, comentou Covas.

Em Rio Preto, a Famerp será um dos 12 polos de pesquisa para a vacina contra a Covid-19 no Brasil. Metade dos voluntários será vacinada com a nova imunização e a outra metade com doses placebo (medicamento sem efeito). O objetivo é que nem o pesquisador nem o paciente saibam o que recebeu para que isso não interfira no resultado do estudo.

“Vacinação é a maneira mais eficaz para evitar doenças, por isso a importância do desenvolvimento da imunização para a Covid-19. Já estamos estudando, em outra pesquisa, os efeitos dessa doença no organismo humano. Agora vamos contribuir o desenvolvimento da vacina”, explicou Maurício Lacerda Nogueira, chefe do Laboratório de Virologia da Famerp.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior