Inovações que mudam vidas e relações

Cartões pré-pagos: inovação traz benefício ao consumidor de Rio Preto. (Leandro Brito)

As inteligências artificiais, por exemplo, estão ganhando destaque no mundo todo e têm tudo para mudar as relações tanto empresariais quanto sociais.

A busca por avanços tecnológicos é uma das grandes ambições da humanidade. Como forma de facilitar a vida, várias tecnologias foram e são desenvolvidas em diversas áreas, como na educação, na saúde, na ciência, nos negócios e nas relações sociais. Hoje, por exemplo, as pessoas conseguem se conectar e se aproximar de ideias por meio tanto das redes sociais quanto de aplicativos de mensagem.

De acordo com Marco Aurélio Beltrame, diretor executivo da TOTVSRioPreto, os avanços tecnológicos são desenvolvidos no intuito de melhor e facilitar a vida das pessoas. “A tecnologia vem principalmente para solucionar problemas, reduzir custos, acelerar processos e tomadas de decisões nas empresas, além de democratizar o acesso a serviços.”, comenta.

Hoje em dia, existem várias soluções trazidas por startups e empresas de tecnologia. Os avanços têm destaque na sociedade, pois trazem diversos ganhos à população. As inteligências artificiais, por exemplo, estão ganhando destaque no mundo todo e têm tudo para mudar as relações tanto empresariais quanto sociais. Beltrame lembra que as inovações tecnológicas transformam a vida das pessoas em diferentes campos.

“Diagnósticos médicos são facilitados com apoio de exames cada vez mais precisos obtidos com apoio de modernos equipamentos e uso da Inteligência Artificial. Na área de educação, por exemplo, com um bom computador e acesso à internet é possível assistir aulas em lugares bastante remotos e de difícil acesso. Além disso, aplicativos como Uber e Airbnb mudaram as relações de consumo e a maneira de ofertar serviços”, diz.

As novas tecnologias contribuem na produção de produtos melhorados, atendendo e superando as expectativas do mercado. Além de melhorar o produto, melhora a sua produtividade, ou seja, na interação de pessoas e máquinas que ajudem e possibilitem um maior número da produção pelo tempo. Com a tecnologia aumentamos produção, redução de preços e maior acesso aos produtos.

Em Rio Preto, uma das soluções que está sendo desenvolvida uma tecnologia para a manutenção da iluminação pública das cidades. Inovação já usada em outros municípios, que consiste no mapeamento de pontos de iluminação por meio de drones. “O usuário não precisa mais fazer interação com a companhia de energia para relatar problemas em um poste. Esta tecnologia permitiu que as empresas que prestam o serviço de manutenção reduzissem o tempo de atendimento e o cidadão tem o problema resolvido mais rapidamente”, comenta Beltrame.

Milena Do Douto é diretora geral de uma empresa de Rio Preto e oferece um serviço inovador à população: cartões pré-pagos em que o cliente pode recarregar e usar em redes credenciadas. O diferencial é que as pessoas que utilizam o serviço recebe um bônus que pode variar de 3% a 70%. O retorno é imediato e pode ser usado tanto em redes conveniadas ou sacado para usar com outras atividades pessoais. A diretora comenta de que forma a tecnologia da empresa ajuda não só as pessoas, mas as empresas, mostrando que os avanços tecnológicos são grandes aliados na contemporaneidade.

“Por meio da própria tecnologia e da inovação, a gente conseguiu aumentar o potencial de consumo do brasileiro em até 20% e, em um momento de crise, promover um maior retorno para os estabelecimentos que estão lutando para sobreviver”, comenta.

O Dia Nacional da Inovação é comemorado nesta sexta-feira (19). A data foi proposta pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e ela tem como objetivo lembrar as contribuições das inovações para o desenvolvimento do país, bem como incentivar o avanço tecnológico e intelectual. Conteúdo especial: Leandro BRITO

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS