INOVAÇÃO: Acirp cria audiotur pelas ruas do centro para comemorar centenário

Para comemorar seu centenário, a Acirp – Associação Comercial de Rio Preto – preparou um evento de tecnologia que vai levar os participantes à redescoberta de Rio Preto. O “Audiotur – A Voz de Quem Produz” trata-se de um evento inédito e planejado, que acontece entre os dias 18 e 26 de outubro, de segunda à sexta das 8h às 16h , das 8h às 12h aos sábados e das 8h ás 11h aos domingo.

Serão nove dias de atividade com acesso aberto e gratuito a todos os interessados, com turismo virtual desenvolvido com a técnica de áudio binaural que promete surpreender os participantes.

Dhoje Interior

Além da proposta ousada, a ideia é que os participantes utilizem uma pioneira forma de linguagem artística utilizando também o sentido auditivo que conta com tecnologia de ponta no áudio executado em 3D, a partir de sons com frequências muito próximas, porém diferentes e inferiores a 1000 Hz, que gera uma sensação de “direcionamento do som”.

Na Praça Rui Barbosa foi montado um espaço físico. Ali é o ponto de partida para um percurso guiado por uma narrativa dramatúrgica utilizando fones de ouvido.

A experiência é individual, já que o participante percorrerá um trajeto que passa por Ruas como Bernardino de Campos, Jorge Tibiriçá, Voluntários de São Paulo, Saldanha Marinho, Rubião Junior, Silva Jardim, entre outras.

Além das vias públicas, o participante terá acesso livre a locais de suma importância para cidade conforme orientado pelo áudio, como Catedral, Praça Shopping, Mercadão Municipal da cidade, Museu José Antônio da Silva, entre outros.

“Eu preciso que você olhe, para que eu consiga ver”,  essa é a frase inicial que o narrador convida a pessoa que está com o fone de ouvido, a iniciar seu percurso e segue-a conduzindo até o retorno para a praça.

São 50 minutos de surpresas e curiosidades a partir do momento que o play é ativado.

O roteiro contempla história, arte, trechos ficcionais e intervenções sensoriais. Todos os sentidos poderão ser explorados: da visão ao paladar.

Visão, porque durante o percurso será possível contemplar todos os lugares da nossa bela Rio Preto.

Paladar, porque no meio do trajeto é possível degustar um delicioso pastel com refrigerante.

As saídas acontecem a cada cinco minutos e não é necessário agendamento. A pessoa vai até o local e basta preencher a ficha de cadastro e entregá-la junto com um documento de identificação com foto, pode ser RG ou carteira de habilitação.

Além do fone, o participante receberá um kit com máscara, água, cartão surpresa e fotos. Nos domingos 17 e 24, haverá disponibilidade de agendamento para cadeirantes que deve ser feito pelo (17) 3214-9433.

Janaína PEREIRA – Redação Jornal Dhoje Interior