Início das vacinações contra a gripe

Rio Preto recebeu 15 mil doses da vacina contra a gripe que devem ser utilizadas na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação, iniciada ontem em todo o país. Pelo município, assim como no ano passado, a campanha será feita de forma escalonada, sendo a cada semana um novo grupo prioritário. A expectativa é de que 150 mil pessoas sejam vacinadas no município.

Nesta primeira semana, idosos e profissionais da saúde poderão ser vacinados. Na segunda semana, a vacinação inclui crianças com idades de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes e puérperas. Na terceira semana, portadores de doenças crônicas, professores e população privada de liberdade poderão ser vacinados.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% de imunização. Devido a grande procura logo no primeiro dia de vacinação, a UBS do Parque Industrial montou um esquema com duas salas vacinando concomitantemente a população.

O idoso Agemiro Severino de 81 anos já preferiu se prevenir contra a gripe logo no início da campanha. “Eu sempre me vacino todo ano. É importante porque evita da pessoa pegar a gripe. Mesmo se pegar a gripe, ela vem mais fraquinha e isso evita complicação”, afirmou.
Este ano, a vacina contra a gripe é trivalente, composta por três tipos de vírus inativados: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A vacina é segura e eficaz, sendo que as restrições são para pessoas que tenham alergia grave a ovo.

Horário de funcionamento

As 27 unidades básicas de saúde disponibilizam a vacina contra a gripe e as salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h30. Nas UBS do Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano e Jaguaré, a vacinação será feita das 7h às 19h30.

 

Por Priscila CARVALHO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS