Inesquecível: rio-pretenses lembram os 24 anos sem Senna, que virou fachada de oficina e placa de rua na cidade

Fachada da oficina América Pneus, com o desenho de Ayrton Senna, foi mantida pelo proprietário, virou ponto de referência e é motivo de orgulho para os funcionários

Onde você estava no dia 1º de maio de 1994? Certamente, se você tem mais de 30 anos, a lembrança vai te remeter ao dia da morte do piloto brasileiro Ayrton Senna da Silva, que perdeu sua vida ao bater na curva Tamburello, no Grande Prêmio de Ímola, na Itália, naquele domingo, e fez o Brasil e o mundo pararem com a notícia. Se você tem menos de 30 anos, também deve se lembrar ou já ter ouvido histórias de amigos ou familiares sobre o piloto que marcou uma geração e segue sendo motivo de orgulho.

Em Rio Preto, como não poderia ter deixar de ser, os fãs de Senna lembraram situações marcantes da época que o piloto faleceu, além de contar como ele ainda segue influenciando no dia a dia e até do comércio da cidade.

“O pessoal vem procurar a oficina que tem o Senna desenhado. Virou ponto de referência, além de passar confiança para quem procura os serviços”, disse Guilherme Valêncio, 26 anos, vendedor da oficina América Pneus, que tem a fachada pintada com o desenho de Ayrton Senna. Mesmo sem tantas lembranças do ídolo nacional, ele afirma que acompanha as corridas e assiste os vídeos de Senna, pelo Youtube.

“Eu era muito pequeno, não lembro bem, mas é legal trabalhar em um local assim, onde tem ele desenhado. Procuro ver vídeos dele. É bem bacana conhecer a história dele”, afirmou.

Outro que é fã declarado do piloto e teve a oportunidade de assistir as corridas de Ayrton, ainda em vida, é o jornalista Getúlio Salvador, 37 anos. “Eu estava vendo a corrida em casa no dia da morte dele. Mas a minha melhor lembrança dele é o primeiro título em 1988. Por tudo o que foi a corrida, onde na largada ele ficou, caiu para 16º e depois foi passando, passando, até que veio a chuva e muito coisa que ele precisava. Foi fantástico”, disse.

Rua que leva o nome Ayrton Senna da Silva é única em Rio Preto e receberá placa em breve

Vai virar placa

Além da fachada na oficina, Senna também virou nome de rua em Rio Preto e, em breve, ganhará placa. Localizada no condomínio Quinta da Mata, no Parque Residencial Romano Calil, as duas pequenas quadras do local, onde são encontradas sete casas, com pouco mais de 20 pessoas, levam o nome do piloto brasileiro. Porém, mesmo os moradores mais antigos ficaram surpreendidos com a notícia do nome da rua.

“Olha, fui uma surpresa. Eu moro aqui faz sete anos e não sabia da existência dessa rua, porque nós costumamos dar o nome da rua de acesso ao condomínio, então, realmente não sabia. Mas agora vamos pedir uma placa para ser colocada”, garantiu o sindico do condomínio, Jean Carlos de Almeida, 39 anos, gerente comercial, que completou.

“Será uma justa homenagem. Eu era fã dele, via meu pai torcendo e me lembro do dia da morte. Foi triste. Mas vamos homenagear, mostrar para as crianças aqui, que brincam pelo condomínio”, ressaltou.

Nome está no mapa do condomínio e poucos moradores do local sabiam da existência da rua

Um dos moradores da rua Ayrton Senna, o funcionário público, Milton Akira, 40 anos, mora há três anos no condomínio e disse ser um privilégio residir no local. “Achei o nome bacana. Legal morar na rua que leva o nome do Senna. Uma grande homenagem. Eu era fã e lembro das corridas finais com o Prost”, disse.

No cinema

Em homenagem ao piloto brasileiro, nesta terça-feira (1º), nos shoppings centers com a operadora de cinema Cinépolis, em Rio Preto, será exibido o filme: Ayrton Senna: O Musical, com seção às 21h, no Shopping Iguatemi Rio Preto e às 21h15, no Plaza Avenida Shopping.

Por Marcelo Schaffauser

SEM COMENTÁRIOS