Incêndio destrói parte do asilo de Schmidt, que pede doações para a população

Chamas destruíram todo o estoque utilizado para a realização dos brechós no asilo; perda estimada é de R$ 20 mil

Um incêndio, que começou por volta das 23h, desta quarta-feira (4), destruiu parte do asilo de Schmidt, mais precisamente, o local onde estavam armazenadas as doações para o brechó que é feito com o objetivo de angariar fundos para o lar, onde moram 78 idosos. Ninguém se feriu.

Segundo a presidente da Associação e Oficina de Caridade Santa Rita de Cássia Lar de Idosos de Engenheiro Schmidt, Rita Oczkowski, as chamas foram contidas em uma hora pela equipe do Corpo de Bombeiros.

“Um vizinho viu e chamou os funcionários que acionaram o Corpo de Bombeiros. Com certeza foi proposital. O bombeiro disse que não foi curto-circuito”, afirmou a presidente do asilo de Schmidt, acreditando em uma possível sabotagem ao lar.

De acordo com testemunhas, que estavam no momento do incêndio, os policiais que estavam presentes na ocorrência sentiram cheiro de álcool no local. Questionado, o Corpo de Bombeiros não encaminhou nenhuma resposta sobre as causas do incêndio até o final da matéria.

A estimativa dos colaboradores do asilo é que a perda financeira ultrapassou a casa dos R$ 20 mil. “O que estava no estoque queimou tudo. Roupas, cobertores, aparelho de som, computador”, disse Rita Oczkowski, que pede ajuda da comunidade para a reconstrução do local e a volta da realização do brechó.

“Estamos aceitando todo o tipo de doação, porque as roupas que não forem para os idosos nós usamos para vender no brechó e poder reverter para o asilo. Qualquer tipo de doação é bem-vinda. Mão de obra, piso, prateleiras, precisamos para recuperar o espaço e voltar a realizar o brechó. Limpe seu guarda-roupa, não tem para quem doar, doe para o asilo. Precisamos de fralda, café, entre outras coisas para a manutenção dos idosos”, explicou a presidente.

Por mês, segundo a presidente, são gastos em torno de cinco a seis mil fraldas com os idosos do lar. “Temos 84 vagas e, nesse momento, 78 idosos, sendo que a maioria é deficiente. O incêndio afeta indiretamente eles, porque vamos ficar sem verba nesse período. É importante dizer que ninguém se feriu já que eles ficam em um prédio diferente do qual foi o incêndio”, finalizou.

Quem quiser ajudar o asilo pode entrar em contato através do telefone (17) 3808-1527 ou pelo whats (17) 99732-1955. Doações financeiras também podem ser feitas através do Banco do Brasil, por meio da Agência: 4018-5, Conta corrente: 3460-6. O nome da conta está como Associação e Oficina de Caridade Santa Rita de Cássia Lar de Idosos de Engenheiro Schmidt.

Por Marcelo Schaffauser

SEM COMENTÁRIOS