Imunização contra gripe entra na última semana

Cerca de 777 casos foram confirmados durante epidemia

Em Rio Preto, do grupo com meta, apenas 57,5% foi vacinado. Secretaria de Saúde espera procura maior na reta final da campanha. A Imunização continua nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Desde que começou em todo o Estado, no dia 17 de abril, a Campanha Nacional da Vacinação contra a gripe não atingiu as metas traçadas pelo Ministério da Saúde em Rio Preto.

Entrando na última semana de ação, o município contabiliza até agora, 75.403 pessoas, sendo que 59.477 pertencem ao grupo incluído na meta de cobertura de 90% pelo Ministério da Saúde. A maior cobertura está entre os profissionais da saúde (69,12%), enquanto que a menor está entre o grupo das crianças (35,49%). No total do grupo com meta, apenas 57,5% foi vacinado.

A gerente de imunização da Vigilância Epidemiológica, Michela Dias Barcelos, afirma que é importante a população aproveitar as unidades com horários flexíveis para a imunização. “A vacinação é a garantia de imunização contra a doença. Ela é segura e eficaz. Pedimos que as pessoas dos grupos prioritários aproveitem essa última semana para se vacinar”, completou.
As pessoas incluídas nos grupos prioritários são idosos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, crianças com idades entre seis meses e cinco anos, professores e portadores de doenças crônicas com idades entre cinco e 59 anos. Todos que fazem parte do grupo devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para tomar a vacina.

A vacina da gripe este ano é trivalente: protege o organismo contra os vírus da Influenza A, Influenza B e Influenza H1N1. A única contraindicação é para pessoas que apresentem alergia a ovo.

Doses estão disponíveis em horário estendido

As doses da vacina contra a gripe estão disponíveis em Rio Preto em todas as Unidades Básicas de Saúde e, em algumas, com horários bem flexíveis.

“Optamos por deixar algumas unidades com horário estendido para que as pessoas, que trabalham após às 18h, consigam receber a imunização”, explica a gerente de imunização da Vigilância Epidemiologica, Michela Dias Barcelos.

Até o último dia da campanha, próximo dia 26, as 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município aplicam a vacina, das 7h às 16h30.

Nas UBSs do Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano e Jaguaré, a vacinação é feita das 7h às 20h.
A escolha pelo outono deve-se pelo fato do sistema imunológico precisar de cerca de um mês para desenvolver de forma plena uma imunidade contra as cepas presentes na vacina.
Como o pico de incidência da gripe ocorre no inverno, a população vacinada terá tempo suficiente para estar preparada contra o vírus.

Por Jaqueline Barros

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS