Ibilce Rosa para conscientizar a comunidade

Foto Divulgação

Faltam poucos dias para encerrar o mês de Outubro e os últimos eventos de conscientização sobre o câncer de mama estão sendo realizados. Em Rio Preto, começou nesta terça-feira (23), o “Outubro Rosa Unesp: Vozes da Prevenção”, evento coordenado pela professora Melissa Alves Baffi Bonvino, do departamento de Letras Modernas do Ibilce/Unesp. “Vozes da Preservação” é uma iniciativa da professora Melissa que venceu um câncer de mama.

“O evento, realizado há cinco anos, teve início em 2014 logo após meu tratamento contra o câncer de mama. Sou docente na UNESP, no Departamento de Letras Modernas, na área de Língua Inglesa e fui diagnosticada com câncer de mama invasivo Grau 3 aos 40 anos. Realizei mastectomia bilateral, com reconstrução das mamas, quimioterapia e, quando retornei ao trabalho, decidi que faria a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce”, comenta.

Dhoje Interior

De acordo com a coordenadora, o evento é voltado tanto para a comunidade interna, quanto externa da universidade e é uma forma de levar informação a população. “O objetivo é chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a incidência significativa de novos casos a cada ano e, portanto, destacar a importância da prevenção, mediante atitudes e hábitos voltados à saúde da mulher”, ressalta Bonvino.

O evento tem atividade programada até sexta-feira (26). São palestras e ações importantes, para chamar a atenção da população sobre o câncer de mama. Apesar de todas as atividades, a coordenadora comenta que a ação mais aguardada é uma de doação de mechas e lenços programada para esta quarta-feira (24). “Todos os anos, essa é a ação que mobiliza o maior número de pessoas tanto da comunidade interna como da externa à universidade. Dessa forma, todos estão convidados a participar”, comenta.

A programação completa pode ser consultada no site da Unesp (http://www.ibilce.unesp.br/) Conteúdo Especial: Leandro BRITO

 

Da REPORTAGEM