Hospital de Base de Rio Preto e Prefeitura de Mendonça realizam mutirão de Papanicolau

ARQUIVO/DHOJE

O Hospital de Base em parceria com a Coordenadoria de Saúde do município de Mendonça promove nos dias 5 e 6 de outubro, das 9 às 16 horas, na Câmara Municipal, um mutirão de Papanicolau para moradoras. Devido a demanda reprimida existe na cidade por estes atendimentos, profissionais da saúde do HB e do município farão cerca de 160 exames em mulheres de 25 a 65 anos de idade e que não tenham realizado a inspeção no último ano.

O agendamento pode ser feito na recepção da UBS Olavo Amaral ou pelo telefone (17) 3248-1188 até sexta-feira, dia 5. Para a realização do procedimento será necessária a apresentação do RG e do Cartão SUS no dia. As recomendações para efetuar o exame são: que a mulher não esteja no seu período menstrual e que não tenha tido relação sexual em menos de 48 horas. Na sexta-feira, dia 5, a Drª Maria Amália Borges Cardoso Cançado, Ginecologista e Obstetra do Hospital da Criança e Maternidade – HCM dará uma palestra sobre a “Saúde da Mulher”, às 10 horas no próprio local do mutirão.

O Papanicolau é um preventivo para diagnosticar inflamação vaginal, doenças sexualmente transmissíveis como HPV e para identificar a presença de câncer de colo do útero. Deve ser feito pelo menos uma vez ao ano por mulheres que já iniciaram sua vida sexual.

 

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS