HLab realizará exame igG, que mostra se a pessoa foi infectada pelo Covid-19

Divulgação

O HLab, laboratório de análises clínicas do Hospital de Base de Rio Preto, começa a fazer, a partir desta terça, dia 26 de maio, o exame particular (pago) que detecta a presença do anticorpo IgG para o novo coronavírus Covid-19 (SARS-CoV-2). O exame IgG, caso resultado positivo, comprova que a pessoa foi infectada pelo vírus, mas que, por possuir anticorpos, tem grande possibilidade de ser imune a novo contágio.

O exame, chamado de sorologia, deve ser realizado pelo menos 14 dias após o aparecimento dos sintomas característicos da Covid-19. Obedecer este prazo é fundamental porque a produção de anticorpos pelo organismo só ocorre depois deste período, após a exposição ao coronavírus. Se realizado fora deste prazo, o teste de sorologia pode apresentar resultado falso negativo.

Dhoje Interior

“A interpretação do resultado deve ser feita com cautela e levando em consideração os sintomas do paciente, o histórico clínico e os resultados obtidos do exame”, ressalta Maria Gabriela de Lucca, médica coordenadora do HLab.

O exame, que custa R$ 250,00, é feito a partir da amostra de sangue do paciente e seu resultado estará à disposição do paciente em, no máximo, 2 dias úteis.

É importante ressaltar, ainda, que nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentam nenhum sintoma. Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram COVID-19 confirmada por PCR.

Devido às medidas de contenção e prevenção tomadas durante o período de pandemia, este exame é realizado exclusivamente através de agendamento prévio pelo telefone do HLab (17) 3201-5240.

Da Redação