Hemocentro está com estoques em níveis críticos

Hemocentro precisa de novos doadores para repor os estoques de todos os tipos sanguíneos

Com baixas nos estoques de sangue, o Hemocentro faz uma chamada para comparecimento de doadores voluntários em Rio Preto. Os casos mais graves são para os estoques dos grupos sanguíneos negativos, todas as tipagens abaixo do normal em 40%.
Segundo Bárbara Cabrera, enfermeira do setor de captação do Hemocentro, o estoque vem diminuindo em todo o estado e é necessário que a situação seja normalizada para que o Hemocentro possa manter o número estratégico de bolsas de sangue em Rio Preto e assim atender à demanda de pacientes.

“Temos um feriado prolongado e o número de acidentes registrados tendem a aumentar, por isso pedimos para que a população compareça até a nossa unidade e nos ajude a manter os estoques em dia”, completou ela.

Pessoas com idades entre 18 e 69 anos e 11 meses ou menores de 16 e 17 anos acompanhados dos pais ou responsáveis podem doar sangue. É preciso pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica até 12 horas antes da doação e ter se alimentado bem no dia anterior.

Antes da doação é possível fazer o cadastro para doar medula. Os requisitos são ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde e apresentar documento original com foto.
Pessoas que ainda não foram vacinadas contra sarampo devem se imunizar, uma vez que a vacina impede a doação de sangue pelo período de quatro semanas.

Jovens de 16 e 17 anos e maiores de 60 anos devem consultar as condições especiais para doações. Todas as informações e restrições estão disponíveis aqui.

Na Semana do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no próximo dia 25 de novembro, o Hemocentro irá realizar uma série de ações e atividades para incentivar àqueles que querem ser doadores e os que já contribuem com a instituição.

O objetivo da comemoração, além de celebrar o Dia, é aumentar o número de doadores. O Hemocentro funciona todos os dias, de segunda a segunda, das 7h às 13h. A unidade fica localizada na rua Jamil Feres Kfouri, 80, no Jardim Panorama.

Por Jaqueline BARROS

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS