Hemocentro busca doadores antes do feriado

O Hemocentro do Hospital de Base (HB) está à caça dos doadores de sangue antes do início das festividades carnavalescas deste ano para abastecer o banco de sangue que é muito requisitado em feriados em especial o do Carnaval, quando acontecem muitos acidentes e as emergências ficam lotadas.

Segundo Mariana Coltro, supervisora do Hemocentro do HB, hoje a situação do estoque não é favorável por isso ela afirma que conta com a colaboração da população para que procurem o Hemocentro.

Dhoje Interior

Podem doar todas as pessoas com idades entre 16 e 69 anos – no caso dos menores de idade é necessário que estejam acompanhados de um responsável legal e os com idade superior a 60 anos precisam já ter doado em ocasiões anteriores. Os doadores têm que ter no mínimo 50 quilos.
Outro pré-requisito é que o doador esteja bem de saúde (sem gripe, resfriado, diarréia ou alergias). No dia da doação precisa ir bem alimentado e deve evitar comer comidas gordurosas. Não ter consumidor bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem à doação e evitar fumar duas horas antes.

A enfermeira alerta que estão em falta no banco de sangue os tipos negativos e os demais estão com estoque baixo.

SERVIÇO
O Hemocentro fica na Rua Jamil Feres Kfouri, 80, Jardim Panorama, e funciona todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 13h. A única exceção será na Terça-feira de Carnaval (25) quando ficará fechado.

 

Por Sergio SAMPAIO