‘Hearing’, do Irã, é destaque no segundo dia de programação do FIT 50 anos

No segundo dia do Festival Internacional de Teatro (FIT Rio Preto), duas peças internacionais propõem reflexões provocadoras. A sexta-feira também reserva para o público três montagens nacionais, sendo uma delas da Cena Rio Preto, além de apresentações no Graneleiro, ponto de encontro do Festival.

‘Hearing’ [Escuta] se passa em dois tempos diferentes na vida de duas mulheres e aborda reflexões sobre a inocência infantil e o olhar para passado. O espetáculo leva o público até um dormitório de meninas, considerado um castelo inatingível. As portas e janelas têm mil tipos de cercas, fechaduras, barreiras, vidros grossos e guardas. Por trás da porta de entrada, um mundo feminino no qual a presença de qualquer homem é proibida. A montagem apresenta o relato de uma garota que conta ter ouvido um homem em um dos quartos do dormitório.

Dhoje Interior

A peça é composta por dois atos. Enquanto o primeiro é profundamente realista e expõe a situação de transgressão, o segundo, usando de recursos de vídeo e avançando 15 ou 20 anos no tempo, levanta uma série de perguntas e lida com a culpa, o arrependimento e as consequências da acusação inicial.

Vinda do México, ‘Por favor cierra la puerta, gracias’ [Por favor feche a porta, obrigado] propõe um passeio por Ciudad Juaréz (México), contando algumas de suas histórias e seus fantasmas. A dramaturgia foi construída coletivamente pelos sete atores, que são da cidade localizada na fronteira com os Estados Unidos e estão familiarizados com as lendas urbanas, a cultura das histórias de amor e de violência.

Reunidos para sorver suas existências, etílica e poeticamente falando, cada um deles carrega um pouco de si nos personagens. Dançam, cantam e narram a respeito do que a vida fez com cada um, ou vice-versa, despertando imaginários e anseios em comum. Solidão, melancolia, humor e alguns fantasmas cruzam-se nesses caminhos frustrados e de afetos desprovidos. São histórias daqueles que se foram e dos que ficaram. Daqueles que deram um trago, se entristeceram e ficaram sozinhos. Daqueles de portas abertas e dos que as querem fechar. Daqueles que se perderam no bar e não o querem deixar. Dos que sobem no trem ou ficam na plataforma. Gente que, de repente, de um dia para o outro, lhe tomaram a paz.

‘Hearing’ [Escuta] será encenada nesta sexta-feira, 5, às 21h30, no Ginásio do Sesc Rio Preto. Já ‘Por favor cierra la puerta, gracias’, será apresentada às 19h, no espaço alternativo ‘Casa’, localizado no Jardim dos Seixas. As duas peças internacionais já estão com os ingressos esgotados.