A poucas horas do Enem, alunos partilham expectativas e dicas

Há poucas horas para o exame, alunos fazem revisão dos conteúdos (Foto: Claúdio Lahos)

O exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está cada vez mais próximo. Em menos de 48 horas, para o 1º domingo do exame, alunos se esforçam ao máximo e colocam todo o conteúdo que aprendeu durante o ano todo, no papel.

A aluna Pâmela Furloni Palhares, 18 anos, estudante do 3º ano do ensino médio, disse que é difícil estar totalmente preparada, pois os alunos não sabem as questões ou o tema da redação. Acho que estar calmo, confiar no que estudou e acreditar em você mesmo, é a dica pra se sair bem.

“Conforme os dias vão passando, vou ficando mais insegura por saber que faltam poucas horas, mas sei que se sentir insegura, acaba sendo  normal nessas horas, pois ficamos nervosas e ansiosas, aliás, é o nosso futuro, em uma prova. E através desse resultado,  vamos saber se passamos na tão sonhada faculdade, ou não’’, frisou.

Maria Julia Longo, 18 anos, estudante do cursinho Pré – Vestibular, disse que presta o exame há 4 anos. ‘’No sábado, não vamos ter aula no cursinho para podermos descansarmos. Estou bem tranquila para o primeiro dia, pois sou boa em linguagens, acho que será uma prova fácil, estou confiante’’, comentou.

Para a aluna Whany Katarine Franco, 18 anos, estudante do cursinho Pré – Vestibular, a ansiedade acaba se tornando algo inevitável. ‘’Mesmo ansiosa, espero me sair bem na prova, porém ainda estou aproveitando essas últimas horas para estudar e passar na faculdade de Medicina’’, afirmou.

Maria Beatriz Salomoni, 19 anos, estudante do cursinho Pré – Vestibular, disse que presta o exame há 3 anos. ‘’Estou ansiosa, mas tentando manter a calma. Por estar no segundo ano de cursinho, a cobrança aumenta, e se manter tranquilo nesse momento faz toda diferença. O Enem é uma prova que requer muita atenção, paciência e tranquilidade, então temos que nos controlar agora. Acredito que esse ano vai estar uma prova menos extensa pelas mudanças que eles divulgaram’’, comentou.

Os estudantes devem chegar ao local do exame com uma hora de antecedência. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília-DF. A aplicação terá cinco horas de duração, contada a partir da autorização do aplicador para o início das provas. A publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões será no dia 13 de novembro.

Para fazer o exame, a caneta esferográfica preta de corpo transparente é o principal item. É recomendável levar mais de uma, por precaução.

É aconselhável levar o cartão de confirmação nos dias de prova. A apresentação de documento original com foto é obrigatória. RG, passaporte, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação com foto são válidos para a apresentação, segundo o Inep.

Por Verônica MAESTRELLA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS