Guarda Municipal e Defesa Civil alertam motoristas sobre bitucas de cigarro

Terreno na Estância Matinha foi um dos atingidos pelas queimadas

A Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil de Rio Preto realizaram nesta quarta-feira (25) uma blitz em diferentes pontos da cidade para distribuir bota-bitucas e panfletos educativos alertando sobre o perigo de arremessar pontas de cigarro do carro, principalmente em áreas com vegetação seca. Outra iniciativa foi a “Jogando Limpo”, para difundir a ideia de convivência entre os ser humano e o meio ambiente.

“Abordamos aproximadamente 80 motoristas e distribuímos 50 bota-pitucas. O objetivo foi conscientizar a população sobre o perigo de jogar as bitucas de cigarro, principalmente com esse tempo seco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 70% dos incêndios em margens de rodovia são causados pelas pontas de cigarro”, afirma o coordenador municipal da Defesa Civil, Coronel Carlos Lamin. A multa por arremessar objetos no carro é de R$ 130 e o motorista recebe quatro pontos na carteira. O condutor que estiver fumando enquanto dirige também poderá ser multado caso não esteja com as duas mãos no volante. “A partir da semana que vem a polícia irá começar a fiscalização e aplicará multas para quem estiver desrespeitando a lei. É uma medida necessária para que a situação não fique crítica”, complementa Coronel Lamin.

Rio Preto não registra chuva desde o dia 21 de maio e é possível ver por toda a cidade a vegetação seca. O Corpo de Bombeiros mostra que houve um aumento de 20% nos atendimentos de combate a incêndios em relação ao ano passado. A saúde também revelou que houve um aumento de 15% nos atendimentos. (Colaborou: Vinicius LIMA)

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS