Governo lança Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Sarampo

FOTO GUILHERME BATISTA

Começou nesta segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e o Sarampo, que deve vacinar mais de 11 milhões de crianças entre um e cinco anos idade em todo o país. A campanha vai até 31 de agosto e tem como objetivo reduzir a possiblidade de retorno das duas doenças que já foram eliminadas no Brasil.

“A expectativa é vacinar pelo menos 95% das 19 mil crianças que fazem parte do público alvo desta campanha”, afirma Michela Dias Barcelos, gerente de imunização da Secretária da Saúde. A vacina para a poliomielite é feita através de gotinhas, enquanto a do sarampo é feita de forma injetável. Apesar da campanha ser focada nas crianças, adultos que não tomaram a vacina do sarampo durante a infância também poderão ser vacinados.

No último sábado (4) a Secretária do Estado de São Paulo já havia dado inicio à campanha. Em Rio Preto, 3.519 crianças foram vacinadas contra a poliomielite e 3.463 crianças receberam a do sarampo. A cobertura vacinal foi de 18% no primeiro dia. De acordo com a Secretária da Saúde, algumas crianças não receberam a do sarampo, pois haviam recebido uma dose de varicela ou febre amarela há menos de 30 dias, sendo necessário agendar a vacinação para outro dia. “Crianças com um algum problemas no sistema imunológico também não poderão ser vacinadas, já que as vacinas são virais”, acrescenta Michela.

Não há casos confirmados de sarampo e pólio em Rio Preto. A Secretária da Saúde registrou dez casos de suspeitas de sarampo, sendo que seis já foram descartados, enquanto quatro continuam sendo investigados. (Colaborou: Vinicius LIMA)

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS