Funfarme promove ação contra as doenças cardiovasculares

Foto Divulgação

O evento, que contou com a apresentação musical antes da palestra, distribuiu folders em braile para os participantes e comentaram sobre os dez mandamentos do coração saudável.

A Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto) lançou a campanha Setembro Vermelho, para alertar sobre as principais doenças cardiovasculares que são as que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na quinta-feira (14), o médico cardiologista da Funfarme, Jamil Murad, realizou uma palestra para os deficientes visuais no Instituto dos Cegos. “É importante conscientizar as pessoas sobre os riscos e manterem os cuidados com a saúde. Um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento”, afirma o cardiologista. O evento, que também contou com a apresentação musical antes da palestra, distribuiu folders em braile para os participantes e comentaram sobre os dez mandamentos do coração saudável.

Além da palestra, a Funfarme irá disponibilizar 50 consultas aos adultos do Instituto e a mais dez crianças, que serão feitas ao longo do mês. “Todo ano realizamos alguma coisa relacionada ao Setembro Vermelho dentro do HB. Neste ano tivemos a ideia de levar isso pra fora, para aproximar essas pessoas que tem maior dificuldade de chegar ao hospital”, comenta a diretora administrativa do Hospital de Base, Amalia Tieco da Rocha Sabbag. Ela também revelou que o objetivo é levar as ações para outras instituições nos próximos anos.

Marta Peres de Souza Zorze, 45 anos, moradora de Bady Bassitt, foi uma das participantes da palestra. Ela nasceu com glaucoma congênito e possui baixa visão. “Acho muito importante esse tipo de ação. Se hoje o mundo é estressante, nós precisamos de uma orientação médica para evitar os problemas no coração”, comenta. Após as consultas os pacientes poderão ser encaminhados para fazer testes ergométricos e ecocardiogramas.
Colaborou: Vinicius LIMA

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS