Funcionários do Hospital Dia doam sangue no Hemocentro

A iniciativa do bem vai ser realizada duas vezes por ano pelo grupo

No sábado, 4 de agosto, 43 pessoas, entre funcionários do Hospital Dia e seus familiares, procuraram o Hemocentro de Rio Preto para doar sangue em conjunto. A iniciativa foi do médico endoscopista Saulo Anzei Gonsales, diretor clínico do local, e das auxiliares de enfermagem Célia Fátima Miranda de Jesus e Ivana Bessane Silva Godoi.

“Tudo começou com uma conversa informal dentro do setor de endoscopia entre médicos e funcionários. Depois, outras pessoas aderiram à iniciativa e formamos um grupo para doar sangue regularmente, com o objetivo de ajudar quem precisa”, contou o médico.

Das 43 pessoas que compareceram, 35 doaram sangue. O restante não pôde doar por conta dos critérios, que incluem idade, peso e histórico de saúde. “A ação foi muito gratificante. Pretendemos repetir em seis meses e doar sempre duas vezes por ano. Esperamos que nossa iniciativa incentive outras pessoas a fazer o mesmo”, completou Gonsales.

O diretor clínico conseguiu patrocínio para a confecção de camisetas personalizadas, distribuídas aos doadores. A ação foi registrada pela fotógrafa Luana Cristina Lima Farias.

Hemocentro

O Hemocentro de Rio Preto funciona diariamente, incluindo feriados, das 7h às 13h, na avenida Jamil Feres Kfouri, 80. Homens e mulheres com idade entre 18 e 69 anos, com peso acima de 50 kg e em boas condições de saúde podem ser doadores. As recomendações para o dia da doação são: fazer refeições leves e não gordurosas quatro horas antes da doação, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes e não ter fumado duas horas antes.

O Hemocentro permite até quatro doações por ano para homens e três para mulheres. A partir dos 61 anos, são permitidas apenas duas doações por ano para ambos os sexos. Para mais informações, o telefone é 3201-5055 ou 3201-5151.

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS