Fóssil de dinossauro é encontrado em Jaci

O osso de um Titanossauro foi encontrado por um comerciante em uma área rural em Jaci. Pesquisadores confirmaram, no último domingo (26), que o material pertence ao dinossauro herbívoro.

Segundo o Paleontólogo, Fabiano Vidoi Iori, o pedaço do fóssil, de 25 quilos, encontrado é o fêmur de um titanossauro.  “O interessante é que as rochas sedimentares que encontramos são nelas ficam os ossos dos dinossauros. Elas foram formadas há mais de 70 milhões de anos”.

O fóssil foi encontrado por um comerciante que fazia entrega de materiais de construção em uma área rural de Jaci. “Ele passou por uma rua e viu fóssil. Ele brincou dizendo que era osso de dinossauro, porém, seguiu viagem, na volta ele pegou o fóssil e levou para seu comércio. Como estava realmente em dúvida do que se tratava, ele entrou em contato com a gente e fomos até lá”, explica o paleontólogo.

A espécie Titanossauro pode chegar a 15 metros de comprimentos e pesar 10 toneladas.  “Provavelmente, na construção feita na área rural, a rocha foi removida e o fóssil se descolou e ficou no solo. Sendo notado com facilidade por pedestres que passavam pelo local”, conta Iori.

O fóssil foi levado para o museu de Uchoa, onde ficará exposto ao público. No local possuem mais de 300 peças de fósseis encontrados na região do Noroeste Paulista.  “Vamos tombar a peça e colocar em exposição. Até quinta-feira, estará tudo pronto para que as pessoas possam fazer a visitação”, finaliza o paleontólogo.

Por Mariane Dias 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS