FLIV terá 17 espaços com atividades simultâneas

Quem passa pelo Parque da Cultura “Profª Adoração Esteves Garcia Hernandez” já percebe que o espaço está se transformando para receber o 9ª Festival Literário de Votuporanga – Fliv. Com mais de 450 atividades programadas para os nove dias do evento, uma megaestrutura está sendo preparada, com áreas que serão batizadas com os nomes de algumas obras assinadas pela escritora homenageada Maria Valéria Rezende.

No total, são 17 espaços integrados ao Parque da Cultura, além do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”. “O Festival cresce a cada ano e isso faz com que busquemos alternativas para atender com qualidade e comodidade quem vem ao Fliv. Nesta edição, além de locais novos, também estamos homenageando Maria Valéria Rezende, ao nomear espaços com algumas de suas obras”, destacou Silvia Stipp, Secretária Municipal de Cultura e Turismo.

Este ano, o galpão principal recebeu o nome de “Vasto Mundo”, primeiro livro publicado por Maria Valéria Rezende. No local, acontecerão diversas atividades, como contações de histórias, oficinas e os saraus com bandas e cantores de Votuporanga.

Livrarias e editora ficarão no “Cantos e Contos”, anexo ao Parque da Cultura, garantindo maior comodidade e conforto aos leitores. A novidade deste ano também é o novo galpão, que se chamará “Outro Mundo”, onde o público terá contação de histórias, oficinas e intervenções.

Ainda na área externa, os visitantes terão apresentações e oficinas no Mirante Fliv (Deck) e no palco principal, que foi batizado com o nome do Festival e de uma das obras de Maria Valéria Rezende, “Outros Cantos”, que ganhou o prêmio Casa de Las Américas (Cuba, 2017). A praça de alimentação é um dos locais tradicionais do Festival.

O pátio do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” – CIT, durante o Fliv será reconhecido como “Rimas e Versos” e palco para aulas livres de danças urbanas, encontro com Renan Inquérito, entre outras atividades. No primeiro piso do prédio, estão o “Mundo Encantado”, para a Primeiríssima Infância, o “Feito à mão”, para o artesanato, o Cinema Cultural, o Auditório Externo e a Sala de Oficinas. Já no segundo piso, estão a Biblioteca Municipal “Castro Alves”, a Brinquedoteca, a Sala de Oficinas e a Varanda Cultural. Também acontecerão atividades no terceiro piso, onde está o Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”.

Este ano, o Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” será palco do espetáculo teatral “Morte e Vida Severina”, do Instituto Federal de São Paulo – IFSP de Votuporanga, e da roda de conversa com a escritora homenageada Paula Pimenta.

FLIV 2019

O 9º Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2019 será realizado de 19 a 27 de outubro com mais de 450 atividades gratuitas, numa realização do Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Prefeitura de Votuporanga. Recebe o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural – PROAC. Tem o patrocínio das empresas Sabesp, Ambev e Facchini e o Co-Patrocínio da Levity, Unifev e Itamarati. As empresas apoiadoras do FLIV são Cantoia Figueiredo, Básica, Porecatu Supermercados, Converd, Fiorilli Software e BIM Ferro Velho São Paulo. Conta com a colaboração da Casa das Rosas, Pontos MIS e SP Leituras, a promoção da TV TEM e execução da Associação Paulista de Amigos da Arte – APAA.

Acompanhe mais informações em www.flivotuporanga.com.br ou nas redes sociais @flivotuporanga.

Da REDAÇÃO