FIT Rio Preto traz 10 apresentações gratuitas entre este domingo e a terça, feriado

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto-SP (FIT Rio Preto) traz neste domingo (7/7) quatro espetáculos com entrada gratuita em diferentes espaços da cidade, que contemplam todas as idades. Até a terça-feira, feriado de 9 de julho, serão ao todo 10 apresentações com acesso gratuito na programação do festival. 
As apresentações gratuitas deste domingo acontecem no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi – Sesi, Zoológico Municipal, Distrito de Talhado (Praça São Sebastião) e Graneleiro da Swift. O musical para todos os públicos “Nerina – A Ovelha Negra”, da Maracujá Laboratório de Artes, será encenado no teatro do Sesi às 15h, com retirada de ingressos no local 1h antes. O espetáculo retrata a batalha travada por uma sagaz ovelhinha negra contra o preconceito.
Às 16h30, o Zoológico recebe a intervenção urbana “Mão Translação da Casa pela Paisagem”, do Coletivo Mão, do Rio de Janeiro/RJ. Os artistas constroem ao vivo uma estrutura de oito metros de altura. A obra fala sobre a cooperação, a força do trabalho coletivo e o comprometimento. 
Já em Talhado, às 17h30, quem se apresenta é a Cia. dos Pés, com o espetáculo “Imprudências Poéticas”, selecionado na categoria Cena Rio Preto. Inspirado em textos do escritor moçambicano Mia Couto, o espetáculo propõe um questionamento sobre a criação do medo. Em cena, uma bailarina faz acrobacias aéreas pendurada por um guindaste a 33 metros de altura.
Para este domingo, ainda há ingressos para o premiado “Tom na Fazenda”, da ABGV Produções Artísticas, às 19h, no Teatro Municipal “Paulo Moura”. 
Para “Domínio Público”, com Elisabete Finger, Maikon K, Renata Carvalho e Wagner Schwartz, 17h, no Teatro do Sesc; “Por favor Favor Cierra La Puerta, Gracias”, do Vaca 35 Teatro (México), 19h, no espaço Casa; e “Medeia Negra”, do Grupo Vilavox (Salvador/BA), às 21h30, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, com Marcia Limma, os ingressos estão esgotados. O mesmo acontece com a performance internacional “Strikethrough” [Tachado], da artista multidisciplinar Va-Bene Fiatsi [crazinisT artisT], de Gana, que será apresentada às 21h30, no Ginásio do Sesc. Fiatsi se apresenta pela primeira vez no Brasil dentro da programação do FIT Rio Preto. A artista trans investiga em seu trabalho a relação entre a política, a identidade e as construções de gênero, por meio de performances imersivas em que usa seu corpo como ferramenta. Ela apresenta outras duas obras no festival, ambas na Swift e com entrada gratuita: agbanWu [Velório] e dZikudZikui-aBiku-aBiikus [Born to death-born to die]. A primeira, terça (9/7), 18h30, na área interna da Swift, e a segunda, quinta (11/7), 21h30, no estacionamento. Em ambas, a retirada de ingressos é 1h antes.
No Graneleiro, a programação começa às 22h e haverá apresentação de “Humalteridade”, do Asa de Borboleta Performance Art, selecionado na categoria Cena Rio Preto. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria da Swift a partir das 15h. Não é permitida a entrada de menores de 18 anos. Após a apresentação, o ponto de encontro do festival recebe discotecagem de Miltinho Verderi, com jazz, MPB e black music, e de Alexandre de Sena, que faz um breve passeio pela música negra.
Segunda-feira
Nesta segunda-feira (8/7), véspera de feriado, um dos destaques da programação é a peça “Os Minutos que Se Vão com o Tempo”, da Sinhá Zózima, de São Paulo, encenada dentro de um ônibus circular em movimento. Relatos de vida de passageiros do transporte público e a obra “Odisseia”, de Homero, que conta a longa travessia de Ulisses em seu retorno para casa, inspiram o espetáculo. No FIT Rio Preto, o grupo paulistano encena a peça na linha Vida Nova Fraternidade, com saída do Terminal Urbano às 16h. Na terça (9/7), a encenação será na linha Nato Vetorazzo, no mesmo horário. Não é preciso comprar ingresso, mas para assistir ao espetáculo, é necessário comprar a passagem na bilheteria do Terminal Rodoviário Urbano e entrar na plataforma de embarque das linhas. Os lugares são limitados, sujeitos a lotação completa do ônibus.
Também nesta segunda, o público poderá conferir “Inimigos”, da Cia De Feitos (São Paulo/SP), às 15h, com entrada gratuita, no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi – Sesi. A retirada de ingressos é no local 1h antes. Na terça-feira, há apresentação no mesmo horário.
Também haverá apresentação do espetáculo tReta, do Original Bomber Crew, de Teresina/PI, que une a dança contemporânea e a cultura hip hop, às 23h, no Graneleiro da Swift. Ainda há ingressos disponíveis. Não haverá programação no Graneleiro após a apresentação. 
Outros dois espetáculos desta segunda, “Peça para Adultos Feita por Crianças”, de Elisa Ohtake, e Medeia Negra, estão com ingressos esgotados. 

Feriado
Neste feriado de terça-feira (9/7), a programação conta com quatro espetáculos gratuitos. Além de “Os Minutos que se vão com o Tempo”, da Zózima Trupe; de “AgbanWu”, de Va-Bene Fiatsi; e “Inimigos”, da Cia De feitos, haverá apresentação de “Humalteridade”, às 16h, na Associação das Pessoas com Deficiência – Acadef.
Também será possível assistir a montagem “Protocolo Elefante”, do Cena 11 Cia. de Dança (Florianópolis/SC), que será apresenta às 19h, no Teatro Municipal Paulo Moura, e tReta, às 23h, na Swift. Para ambas, ainda há ingressos disponíveis. Na terça, no Graneleiro, também não há programação após o espetáculo. 
Os demais espetáculos da grade desta terça, “Epidemia Prata”, da Cia. Munguzá, e “violento.”, de Preto Amparo, Alexandre de Sena e Grazi Medrado (Belo Horizonte/MG), estão com ingressos esgotados. 
 
Serviço:
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO
De 4 a 13 de julho – São José do Rio Preto – SP/Brasil
Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e Sesc São Paulo
Programação completa no site fitriopreto.com.br

Fonte: Prefeitura de Rio Preto
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS