O FIT Rio Preto – Festival Internacional de São José do Rio Preto – que acontece entre os dias 5 e 14 de julho, já definiu os projetos dos grupos locais que farão parte da programação da edição 2018, por meio da Cena Rio Preto.

A seleção dos projetos da cidade dá continuidade ao formato iniciado no ano passado, a Cena Rio Preto, que oferece aos inscritos três opções de participação: Módulo A – Apresentações , no qual as peças selecionadas realizam duas sessões durante o Festival); Módulo B – Obras Abertas à Provocação, destinado a espetáculos em processo ou já finalizados, que receberão a contribuição de um artista convidado para reflexões críticas e exercícios da prática teatral; e Módulo C – Abertura de Novos Processos, direcionado a propostas embrionárias que receberão a contribuição de um profissional das artes cênicas, em formato de residência artística.

A Cena Rio Preto recebeu 27 inscrições. Foram 18 no Módulo A; sete inscrições no Módulo B e duas inscrições no Módulo C. Foram selecionados no total, seis projetos, sendo três no Módulo A e outros três no Módulo B. No Módulo C não houve selecionados.

O processo de curadoria com a avaliação e seleção dos projetos aconteceu no final do mês de abril e contou com uma comissão formada por profissionais de renome nacional: Janaina Leite, atriz com diversos prêmios, dentre eles Shell, APCA, Qualidade Brasil, Bravo e Nascente; Marcos Bulhões, diretor, ator, professor e pesquisador de Teatro e Performance que estuda abordagens de criação e aprendizagem da cena contemporânea; Sérgio Luis Venit de Oliveira, assessor da área de Teatro da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.

Os grupos selecionados no Módulo B agora estão trabalhando junto à curadoria e coordenação executiva do Festival para a escolha dos profissionais que irão desenvolver as residências artísticas. Todos os participantes deste módulo também apresentarão ao menos uma atividade cada um na programação do FIT 2018.

Neste ano, o FIT Rio Preto completa 49 anos de história, sendo esta a 18ª edição internacional. O festival é uma mostra nacional e internacional de peças teatrais de diversos gêneros e formatos, inéditos ou não, para público adulto e infantojuvenil, em espaços fechados ou de rua, selecionados e/ou convidados. O FIT é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e do Sesc São Paulo e acontecerá de 5 a 14 de julho. A divulgação da programação completa, será em junho.

 

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS