Fique em casa e receba pratos deliciosos do Festival Gastronômico Delivery

Cerca de 100 restaurantes estão participando desta ação que dribla a crise econômica causada pela pandemia atual, além de promover uma nova experiência ao cliente

Juntamente com casas noturnas, o setor gastronômico foi o primeiro a ser atingido e provavelmente será o último a retomar a normalidade após a crise causada pelo Covid-19. Reinventando-se, empresários do ramo se uniram para garantir que seus bares e restaurantes não fechassem as portas completamente. O serviço de entregas trouxe uma esperança para o setor. Ainda que muitos restaurantes já tivessem essa alternativa, ela se encaixava na operação como um faturamento extra. Com o decreto estadual e municipal, o lockdown faz com que o faturamento pelo sistema de entregas seja a única fonte de renda dessas empresas.

Dhoje Interior

Em um único objetivo, de aumentar o consumo de pratos, pequenos e grandes bares, restaurantes e food trucks, se unem no Festival Gastronômico Delivery que encanta o cliente com seu cardápio elaborado mostrando que é possível sim, viajar sem sair de casa, através dos sabores do mundo.

O Sinhores – Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e a ABR – Associação de Bares e Restaurantes de Rio Preto e região se uniram para criar essa ação, que promete ser um marco para o setor, tanto pela grandiosidade do projeto quanto pela demonstração de união dos restaurantes envolvidos. “O envolvimento e o comprometimento de todos foi muito importante à realização desse projeto, que trata de um dos pilares da economia local que é o serviço de alimentação”, diz Ronaldo Couto, empresário e um dos organizadores do projeto. Atualmente, o setor conta com mais de 2,5 mil empresas, que geram mais de 10 mil empregos diretos e aproximadamente 30 mil indiretos. Estima-se que apenas esse setor, fora dos tempos da pandemia, gire cerca de R$550 milhões por mês na economia local, contabilizando fornecedores e empregos indiretos.

O evento começou no dia dia 5 de junho e irá durar 30 dias. Durante esse período, as empresas cadastradas vão contar com uma forte estratégia de marketing, sorteios semanais, para garantir o engajamento do público durante todo o festival gastronômico. Para isso uma enorme corrente do bem, foi criada. O evento conta com o envolvimento de três agências de comunicação para a criação de divulgação do projeto, também conta com quatro estações de rádios da cidade, que se propuseram a divulgar o evento de maneira gratuita, pensando em realmente auxiliar o setor, devido sua importância no cenário econômico da cidade, e mais de 70 influenciadores digitais da cidade também se comprometeram em promover o evento.

“Estamos entregando ao setor e ao cliente final, um evento inovador, que tem mão dupla, ajudar as pequenas empresas de alimentação a passar por esse período de maneira um pouco mais tranquila e também proporcionar à população uma nova experiência, que é participar de um festival gastronômico sem sair de casa, em total segurança” explica Marcella Portella, uma das organizadoras do evento.

Para participar, as empresas preencheram formulários de inscrição com nome do prato, dados da empresa e pagaram uma taxa de R$ 50. “Os valores arrecadados com as inscrições foram utilizados para o registro do domínio do site do evento, onde constam todos os pratos participantes, e os canais de venda desses estabelecimentos”, explica Lucas Maluli, também organizador do projeto.

Basta acessar www.festivaldelivery.com.br e escolher os pratos que gostaria de provar dentre as opções, clicando na foto, aparece o nome do restaurante e todos os canais de venda disponíveis para aquele prato, assim, você já estará participando desta grande ação. Nas redes sociais do evento, vão acontecer sorteios de voucher de 5, 10 pratos para serem consumidos pelos ganhadores durante o evento.

Ao final do evento, será realizado o sorteio de um super voucher, que contempla o ganhador com todos os pratos do festival e prazo de 12 meses para o consumo. “Esse realmente é um prêmio que chama muito a atenção de quem gosta de comer bem”, afirma Cacaco Cunha, empresário, e um dos organizadores.

Startup de Rio Preto apoia o Festival com sorteio

O aplicativo de Rio Preto, Ceofood – marketplace para delivery, abraçou a causa do projeto e doou uma moto zero quilômetro para ser sorteada durante o festival. A ideia da empresa é utilizar a moto como forma de ajudar no aumento do ticket médio de cada pedido. “Entramos nesse projeto como forma de auxiliar esse setor, que é vital para o nosso negócio e por ser uma iniciativa com empresas da cidade onde temos nossa sede, nada mais justo do que estar junto, de forma incisiva. “A ideia é que a cada R$50 gastos nos restaurantes, desde que o cliente inclua no pedido um prato do festival gastronômico, ele receba um bilhete que irá concorrer ao final do evento a moto”, explica Kawel Lotte, CEO da Ceofood.

Além disso, o APP de delivery também trará condições especiais para as empresas participantes do festival. Durante o festival, todos os restaurantes poderão usar o APP de forma gratuita para vender seus pratos. Quem resolver aderir poderá fazer com valores com desconto superior a 50% do praticado.

“Esse é o momento ideal para que empresas que de alguma forma estejam envolvidas com o setor, ajudem qualquer tipo de ação que possa agregar, fazer a economia girar. Afinal, juntos somos mais fortes”, completa Joaquim Tavares de Matos Filho, Diretor Comercial da Conebel, empresa que também fez questão de apoiar o evento.

Por Luiz Felipe Possani – Redação jornal DHoje Interior