SAÚDE FISIO: Fim de ano e as velhas promessas de cuidar do corpo e mente têm que ser renovadas

A correria do dia a dia não conta como exercício, nem vale como desculpa para não cuidar de nossa saúde !

Para cumprir com as promessas de cuidar da saúde , do corpo , da mente precisamos primeiro d priorizar isso e em segundo lugar decidir e por último focar .
O que é mais importante para nós no dia a dia ? Com certeza grande parte dos leitores responderão que é
Saúde , bem estar, estabilidade financeira , bons relacionamentos …etc !
Tudo isso é importante , porém se não estiver de bem consigo mesmo nada disso fará diferença em nossos dias !
Entender que nosso bem estar começa quando estamos alinhados corpo e mente , com bons pensamentos e equilíbrio geral é a primeira conscientização que devemos ter para alcançar o equilíbrio .
Podemos incluir, dentro de pequenos espaços de tempo da rotina diária algumas ações pequenas que podem trazer grandes benefícios para o corpo e a mente . Nosso bem estar começa quando abrimos os olhos para o novo dia ,
descobrir algumas dicas para acordar com mais disposição pode fazer uma grande diferença .
Acordar se sentindo mais cansado do que quando foi dormir é suficiente para deixar qualquer um de mau humor, além de prejudicar sua produtividade e até mesmo suas relações pessoais.
2020 chegando , vamos anotar as dicas de como acordar bem
para evitar esses problemas e despertar cheio de disposição para um novo dia:
1. Esqueça a desculpa de “só mais 5 minutinhos”

O botão “soneca” pode parecer seu melhor amigo pela manhã, mas na verdade ele é bastante prejudicial e torna o ato de sair da cama ainda mais difícil. Isso acontece porque, para dormir, nosso organismo libera serotonina, um neurotransmissor ligado a um estado de bem-estar e relaxamento. Já na hora de acordar, acontece a liberação da dopamina, que nos deixa mais ativos.
Quando apertamos o “soneca” e passamos por um período de sono interrompido, ocorre uma espécie de confusão na bioquímica cerebral, atrapalhando o momento de despertar. Por isso, é melhor se levantar de uma vez só – se necessário, deixe o despertador longe da cama, assim você se sentirá menos tentado a voltar para baixo das cobertas.
2. Aposente os alarmes estridentes

Ninguém fica feliz por acordar com um som repentino, repetitivo e em alto volume. Em vez de se sentir disposto para iniciar o novo dia, é bem mais provável que você fique irritado ou assustado devido à descarga de adrenalina provocada por um despertador estridente.
Dessa forma, um truque que você pode experimentar é trocar esse tipo de alarme por aqueles que tocam músicas tranquilas e em volume baixo, que vai aumentando gradualmente. Assim, seu organismo desperta de forma progressiva, dando tempo para sua mente se adaptar ao estado de vigília.
3. Tome um copo de água assim que acordar

Deixe um copo de água ao lado da cama e beba tudo assim que você despertar. Lembre-se de que seu corpo está há horas sem receber nenhuma gota de água, e ela é fundamental para que o organismo possa realizar todas as suas funções.
Colocar essa dica em prática vai hidratar as mucosas, ativar seu sistema digestivo e até mesmo melhorar a aparência da sua pele, deixando você com muito mais energia para enfrentar o dia.
4. Invista em um café da manhã adequado

Um café recém-passado é uma excelente pedida para dar aquele gás pela manhã, mas essa bebida deve ser consumida com moderação: uma xícara pequena é a dose ideal para combater a inércia do sono, aquele período em que nosso cérebro parece não funcionar muito bem logo depois de acordar.
Além disso, o cafezinho deve ser acompanhado por alimentos ricos em carboidratos, fibras e proteínas, como pão integral, cereais, frutas, iogurte desnatado e queijo branco para fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários para cumprir suas atividades.
5. Pratique exercícios físicos pela manhã

Talvez pareça muito difícil se imaginar correndo 10 km ou indo para a academia nas primeiras horas da manhã, mas a verdade é que praticar exercícios físicos antes de ir trabalhar é uma das melhores dicas para acordar com mais disposição. Além disso, esse hábito acelera o metabolismo e ajuda a queimar gorduras.
Se treinar pela manhã é algo absolutamente impensável para você, procure pelo menos ter uma rotina de atividades físicas em outro momento do dia, pois os exercícios estimulam a liberação de endorfinas, substâncias relacionadas ao bem-estar e ao relaxamento.
Nesse caso, apenas evite se exercitar muito próximo da hora de dormir, dando pelo menos três horas para o corpo desacelerar.
6. Evite refeições pesadas e bebidas alcoólicas antes de ir para a cama

Consumir alimentos muito gordurosos ou em grande quantidade perto da hora de dormir vai sobrecarregar seu estômago, fígado e intestino, atrapalhando sua noite de sono. Por isso, nesse horário é melhor fazer refeições leves, como sopas e caldos à base de legumes e proteínas magras.
Além disso, quem tem dificuldade para levantar cedo deve evitar as bebidas alcoólicas. Por mais que elas pareçam dar uma sensação de relaxamento e sonolência, o álcool prejudica o ciclo natural do sono, fazendo com que você acorde cansado.
7. Não leve o celular para a cama

Pode ser tentador dar uma última olhadinha no Facebook antes de dormir, mas esse é um hábito que prejudica a qualidade do sono e certamente deixará você menos disposto ao acordar.
Isso acontece por que não apenas o celular, mas também o tablet e o computador emitem um tipo de luz que funciona como estimulante cerebral, o que aumenta o tempo que levamos para adormecer, podendo causar insônia, e prejudica a qualidade do sono durante a noite.
8. Programe-se para dormir mais cedo

Não existe milagre: se você não dormir de 7 a 9 horas por noite, não tem jeito de acordar descansado no outro dia. Por isso, se você tem hora para levantar, é preciso se programar para ir para cama também.
Estabeleça um horário para se deitar e obedeça-o à risca. Se necessário, coloque um lembrete no celular avisando que chegou o momento de encerrar suas atividades e ir dormir – e isso inclui ser forte o suficiente para não assistir “só mais um” episódio da sua série preferida.
Além disso, seu quarto deve estar silencioso e escuro na hora de dormir para que os hormônios que controlam o sono e a vigília possam ser produzidos e liberados no momento correto.
Estas dicas para acordar com mais disposição realmente funcionam, mas é preciso que você proporcione ao seu corpo um período de sono de boa qualidade e de duração suficiente.
Sobre as metas que devem ser inseridas em nossa agenda de 2020 .

Fazer uma lista de metas é muito mais importante do que imaginamos. Elas nos ajudam a caminhar sem nos perder, a priorizar decisões e a estabelecer prazos. Não existe sensação mais prazerosa do que poder riscar uma meta, não é mesmo? Segue 6 dicas infalíveis que te ajudarão a atingir TODAS as suas metas de ano novo:
1. Coloque a meta em um papel O cérebro humano trabalha muito melhor depois que visualiza as coisas. Guarde um pedacinho da sua agenda ou caderno para anotar as coisas que você pretende realizar no próximo ano. Quanto mais detalhado e específico você for, melhor. Por exemplo, se quiser perder peso, coloque quantos deseja perder e até quando. Portanto, reserve um tempo para fazer isso. É importante refletir sobre o ano que passou e o que acaba de chegar.
2. Crie cronogramas Organização é fundamental. Você não precisa criar uma planilha super complicada, mas um cronograma é importante para acompanhar o desenvolvimento de suas metas. Por exemplo, “juntar 10% do salário para férias e alcançar “x” reais até abril”.
3. Seja racional Todo mundo quer conquistar o mundo, mas muitas vezes isso pode levar um tempo maior. Estabeleça metas racionais, que você sabe que conseguirá atingir ao final de um ano. Não estamos falando para você sonhar baixo, mas se colocar uma meta muito difícil, pode se pressionar muito, se estressar e, sobretudo, se frustrar.
4. Seja otimista Não importa que as pessoas não acreditem em suas metas. Só você precisa confiar. No fundo, nós somos nossos maiores obstáculos. Acredite em seu potencial, que você é capaz de chegar lá e trabalhe duro para que isso aconteça. Um ano bom não acontece magicamente, ele é resultado de nossos esforços.
5. Tenha disciplina Organize sua rotina e esteja sempre de olho em suas metas, justamente para saber se está perdendo o foco ou se está caminhando rumo à realização delas. Se precisar ajustar algumas coisas no meio do caminho, tudo bem, mas não desista de seus objetivos. Por exemplo, se você tiver como meta juntar dinheiro, isso começa com as pequenas economias do dia a dia. No fim, sempre vale a pena!
6. Saia da zona de conforto Tão importante quanto se organizar e planejar é se arriscar. As pessoas possuem sonhos grandes, mas têm medo de fazer certas coisas para poder alcança-los. Confie na sua capacidade e acredite em seus sonhos. Isso quer dizer que não precisamos esperar a oportunidade perfeita, isso somos nós que criamos.

O que a fisioterapia recomenda para você em 2020 :

1)Faça um checkup médico
2)Pratique uma atividade física que seja prazerosa , pode ser desde uma caminhada até jogar peteca com seu filho .
3)Priorize seu sono, dormir pelo ao menos 8 horas por noite .
4)Hidrate-se . No mínimo 2litros de água diário
5)Faça atividades que te realize como pessoa , te faça feliz , pense em você !
6)Faça as pazes com tudo que te perturba , deixe ir o que precisa ir e acolha o que ficar .
7)Faça reuniões com amigos e familiares apenas para bater papo
8)Tenha um momento de relaxamento e meditação para esvaziar a mente.
9)Não aceite menos que a felicidade , encontramos sempre nas pequenas coisas !
10)Aumente sua fé , pois o que você não conseguir pelo caminho a fora a fé trará no fim da estrada sem explicação !
11)Ame muitooooo !

Obrigada leitor por estar sempre comigo aos sábados na nossa coluna Saude-fisioterapia

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