Fila Única para atendimento hospitalar para Covid é aprovado

Fila será regrada por gravidade foto_ Rogerio Santana_Governo do Rio de Janeiro

Foi aprovado por unanimidade em regime de urgência a legalidade e o mérito nesta terça-feira (11) projeto de lei de autoria do vereador Marco Rillo (Psol) que cria em Rio Preto o “Programa Leito para Todos” com objetivo de criar uma fila única emergencial em decorrência a pandemia da Covid-19.

O projeto aprovado determina o controle e gerenciamento da utilização de toda a capacidade hospitalar de Rio Preto da rede pública e privada no que diz respeito aos leitos para atender a internação de pacientes com Covid-19.

Dhoje Interior

Fila Única –a Fila Única Emergencial tem como objetivo o acesso unificado e organizado a todos os leitos hospitalares de Rio Preto – por meio da regulação de vagas de ocupação realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Publicidade – os hospitais públicos e privados deverão diariamente informar seus dados sobre taxa de ocupação normal e para Covid, quantidade de leitos normais e para Covid e número de internações e altas hospitalares de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid. Estes dados deverão ser publicados no portal da Prefeitura de Rio Preto de forma sistemática.

A fila única deverá se composta por ordem clinica, com base na gravidade do quadro do paciente.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal DHoje Interior