FEM abre inscrições e anuncia maior premiação da história

A partir de amanhã até o dia 16 de setembro, as inscrições para o 12º Festival Nacional de MPB, que será realizado nos dias 22, 23 e 24, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, estarão abertas paras os músicos interessados. Nesta edição, uma das grandes novidades será a premiação para os vencedores, que terá um valor total de R$ 16,5 mil.

Diferente dos outros anos, em que apenas os três primeiros colocados eram premiados com dinheiro, a 12ª do FEM premiará os cinco primeiros lugares, além do melhor interprete, a melhor letra, todos com prêmios em dinheiro, e a aclamação popular, onde o vencedor receberá um troféu.

“Demos uma ampliada nos prêmios. Conversando com os músicos, vimos como funcionam os festivais em outros locais do Brasil. Por isso, resolvemos mudar a premiação deste ano. Valorizando o interprete, por exemplo, que também pode ganhar o primeiro lugar e ficar com dois prêmios em dinheiro. E, também, a novidade de premiar o 4º e 5º lugar”, explica o secretário da Cultura, Pedro Ganga.

Em relação às inscrições, o secretário diz que o festival também terá mais uma novidade. “Até o ano passado, cada compositor podia inscrever duas músicas para ser avaliada. Agora nós mudados. O compositor que vai resolver qual canção ele quer inscrever. Então, cada um terá uma música para apresentar”, afirma Pedro Ganga.
Outra novidade desta edição é o pagamento de cachês aos músicos participantes. O regulamento com todas as mudanças estará disponível no Portal da Prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br), a partir de amanhã.

As inscrições serão feitas somente de forma on-line. Uma Comissão, com profissionais de notório conhecimento na área, selecionará 12 participantes no FEM Rio Preto e mais 12 de outras cidades do país, totalizando 24 músicas.

O FEM 2017 será dividido em três noites. No dia 22 de outubro, domingo, a partir das 18h, apresentam-se os 12 participantes de Rio Preto. Ao final desta primeira noite, serão classificadas quatro músicas para o FEM Nacional, que acontece na segunda noite, dia 23. Nesta final, 12 participantes vindos de outras cidades do país, mais os quatro representantes de Rio Preto, concorrerão a oito prêmios oferecidos pelo festival. Na noite de encerramento, dia 24, terça-feira, o FEM apresenta um show convidado e em seguida será a solenidade de premiação.

 

Por Marcelo Schaffauser

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS