Feiras retornam amanhã com novas regras

O retorno ao trabalho para os feirantes veio acompanhado de normas de segurança por causa da pandemia do novo coronavírus

As feiras livres voltarão a funcionar em Rio Preto neste sábado (11) após decisão do Comitê Gestor de Enfrentamento do Coronavírus.

Elas estavam suspensas desde o dia 23 março, quando houve um acordo entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Sindicato dos Feirantes.

Dhoje Interior

O comércio no Mercado Municipal também foi liberado, mas ambos terão algumas restrições.

No caso das feiras fica restringido o acesso pelas laterais, com controle de público, sendo obrigatório o distanciamento de 2 metros entre bancas e 1,5 metro entre clientes.

Já no Mercadão, só serão autorizados a entrar 30 clientes por vez na área interna.

O acesso aos estabelecimentos é limitado a uma pessoa por família, cuja responsabilidade de controle cabe ao estabelecimento, inclusive com a demarcação em piso para as filas e distribuição de senhas.

Conforme a determinação, em ambos os contextos só poderão funcionar estabelecimentos comerciais com predominância de produtos alimentícios: mercearias, padarias, laticínios, açougues, peixarias, lojas de conveniência e hortifrutigranjeiros, ficando vedado aos clientes o consumo de alimentos nestes locais.

O feirante Gilmar Alves Santos, que tem uma banca de abacaxis, celebrou a decisão. “Perdemos muito nesse período. Tive um prejuízo de quase R$ 5 mil. Que bom que agora podemos voltar a trabalhar”, afirmou.

“Nós havíamos solicitado, por precaução, que os permissionários e feirantes suspendessem temporariamente suas atividades, até que fosse regrado o funcionamento. O que foi prontamente atendido. Contamos com a colaboração deles e agora temos condições de orientar quanto às atividades consideradas essenciais”, comentou o secretário de

Agricultura e Abastecimento, Antônio Pedro Pezzuto Junior.

As feiras livres funcionarão amanhã, das 6h às 11h30, nos bairros Cidade Nova, Esplanada, Parque Cidadania, São Deocleciano e Vila Imperial.

No domingo (12) será das 6h às 12h nos bairros Boa Vista, Guiomar A. Calil, Ipiranga, Solo Sagrado 2 e Vila Toninho, segundo informações do site da Prefeitura de Rio Preto.

O Mercado Municipal funciona neste sábado (11), das 6h às 13h, e no domingo (12), também das 6h às 13h.

Por Vinícius LIMA