‘Adotar é o Bicho’ acontece neste sábado no Iguatemi

Foto: Isabela Martins.

Neste sábado, dia 29, o Shopping Center Iguatemi, em Rio Preto, recebe mais uma edição da feira de adoção de animais ‘Adotar é o Bicho’. O projeto é um evento permanente do shopping, realizado sempre no último sábado de cada mês, no estacionamento subsolo, em parceria com instituições de proteção aos animais.

Nesta edição, voluntários da Proambi (Associação Protetores do Amigo Bicho) estarão no shopping para orientar os interessados em adotar um animal de estimação.

Dhoje Interior

Isabel Miranda uma das voluntárias da ONG explica como funciona o processo de adoção, “levaremos 14 filhotes de cães, três filhotes de gatos e um gato adulto. Para adotar, o interessado deve ser maior de idade, apresentar documentos pessoais e comprovante de residência e passar pela entrevista pré-adoção”, explica Isabel.

Terão orientações sobre os princípios da posse responsável: que incluem não deixar o animal solto nas ruas; levá-lo a passear com guia e coleira; não permitir que morda ninguém, sociabilizando o animal desde filhote; manter o local onde ele fica sempre limpo; alimentá-lo adequadamente e manter sempre água limpa e fresca à sua disposição e que não poderá se desfazer, soltar, perder, abandonar ou deixar fugir o referido animal, assumindo total responsabilidade por sua educação, saúde e bem-estar, o que inclui manter suas vacinas em dia. 

Além disso receberão orientações de como cuidar do animal, principalmente quanto às vacinas necessárias para proteção de sua vida contra as principais doenças: cinomose, parvovirose, coronavirose, parainfluenza, adenovirose, hepatite infecciosa, leptospirose canina e raiva (V8 ou V10 e anti-rábica), no caso de cães e sobre as doenças felinas e necessidade das vacinas anuais também para os gatos. Concretizada a adoção, é feito um Termo de Adoção e Responsabilidade que será assinado pelo adotante.

Isabel conta um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela ONG, “a Proambi é uma ONG, fundada em 2006. Não temos abrigo. Animais resgatados ficam em lares de passagem até adoção. Atualmente todos os lares de passagem estão lotados. O grupo é formado por algumas protetoras de animais e também auxilia protetoras independentes, na medida do possível”.

Isabel explica que os animais resgatados são levados para clínicas veterinárias para primeiros socorros, diagnósticos e tratamentos. Quando saudáveis, são castrados para serem colocados à adoção. Filhotes adotados, ainda não castrados, tem promessa de castração quando atingirem a idade adequada para a cirurgia. 

“Por isso, fazemos eventos de adoção e outros para arrecadação de fundos para pagamento de clínicas veterinárias e alimento (ração). Aceitamos doação de ração de cães e gatos, bem como de medicamentos diversos e doação para pagamento das contas nas clínicas (pode ser feita a doação diretamente na clínica) ou doação diretamente em casas de ração (parceria com a Cobasi – Shopping Iguatemi e com o Rio Preto Pet Center, na Av. Potirendaba, n. 1685).”, conta Isabel.

E conclui, “Nossa maior bandeira é a CASTRAÇÃO (esterilização de animais através de cirurgia em clínicas veterinárias), pois somente a castração evita crias indesejadas e diminui o abandono. Outra meta é a divulgação de orientações sobre a posse responsável, quanto aos cuidados com os animais domésticos, sua saúde, alimentação, necessidade de vacinação e castração. Inclusive, a responsabilidade em se ter um animal de estimação, que necessita de cuidados, espaço e atendimento veterinário”.

“Muitas pessoas adotam animais por impulso e depois se arrependem. Por isso orientamos que antes de adotar um animal, pense bem sobre tudo que envolve essa atitude: seu espaço em casa, se sua família ou outros moradores de sua casa aceitarão, se terá condições de manter o animal em local higiênico (necessário limpar todos os dias, trocar a água todos os dias) e alimentá-lo adequadamente todos os dias, se terá condições de levá-lo ao veterinário ao menos uma vez ao ano para vacinação regular, se terá condições de cuidar dele e levá-lo em veterinário caso fique doente, se terá tempo, inclusive, de dar-lhe carinho e levá-lo a passear, etc”, finaliza a voluntária.

SERVIÇO

Feira de Adoção de Animais – ‘Adotar é o Bicho’

Data: sábado, 29 de fevereiro de 2020 

Horário: das 10h às 18h

Local: Estacionamento Subsolo – Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto

Por Isabela Martins