Famerp receberá verba estadual para ampliação de equipamentos de Centro de Ensino e Treinamento

O vice-governador do Estado de São Paulo e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Márcio França, visitou na manhã de ontem, o Centro de Ensino, Treinamento, Extensão e Pesquisa (CETEP) da Faculdade de Medicina de Rio Preto. Na vista, ele anunciou o repasse do governo para ampliar o Centro.

A visita técnica de Márcio França foi acompanhada pelo diretor da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), Prof. Dr. Dulcimar Donizeti de Souza, deputado estadual Orlando Bolçone, e o ex-prefeito Valdomiro Lopes.

O vice-governador ressaltou a importância de investir em melhorias, desenvolvimento e aumento do número de manequins/robôs utilizados pelos alunos da faculdade. Atualmente, são 177 manequins utilizados por estudantes de medicina, enfermagem e psicologia.
Os bonecos são simuladores de pacientes, por meio deles é possível desenvolver habilidades manuais de como lidar em situação de urgência e emergência as vítimas com quadros de infartos, convulsões ou partos. O objetivo de utilizar o robô é desenvolver a habilidade para realizar com assertividade operações e manuseio de pacientes reais.

O vice-governador reforçou a qualidade do ensino público no Estado. Ao todo são 430 mil alunos no ensino universitário ou tecnológico gratuito em São Paulo. “Este é o maior grupo de alunos universitários de instituições gratuitas do mundo. São Paulo, mesmo diante de crises como estamos passando, o governo continua fazendo investimentos, a construção do auditório da Famerp é um exemplo ”, conta Márcio França.

Além das melhorias e novos espaços construídos, Márcio França reforçou o aumento do número de manequins/robôs da faculdade. “Que nós tenhamos novos bonecos que possam ajudar na montagem e utilidade. Com a nova legislação, que vai proibir o uso de animais, é importante investir em simuladores que não são animais. O Estado estará à disposição para poder colaborar.”

O diretor da Famerp, afirma que os equipamentos de alta complexidade auxiliam a todos os alunos da graduação, residência e outras pessoas da área da saúde do município. “Este investimento do governo do estado é muito importante para o treinamento e capacitação de todas as pessoas ligadas a área da saúde. os manequins são utilizados em várias disciplinas, isso faz com que exploramos várias patologias.”

 

Por Mariane Dias

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS