Faceres realiza aula aberta sobre cuidados paliativos

O tratamento de pacientes por meio de cuidados paliativos será tema de uma aula aberta promovida pela Liga de Oncologia da faculdade de Medicina Faceres, hoje.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tratamento consiste na introdução de terapias paliativas que promovam a qualidade de vida e o bem-estar do paciente, respeitando seus limites. “Escolhemos esse tema porque muitos pacientes oncológicos necessitam desse acompanhamento paliativo. Abordaremos que paliativo não significa não ter mais nada a ser feito e sim que ainda existem muitas coisas a serem feitas para o bem-estar do paciente”, afirma Tamires Fortuna, vice-presidente da Liga de Oncologia do curso de medicina da Faceres e uma das organizadoras do evento.

O tema será debatido por meio de uma mesa redonda com participação de três especialistas da área de oncologia.

A enfermeira e mestranda do Hospital do Câncer de Barretos, Talita Caroline de Oliveira Valentino, faz palestra sobre “Impacto do Cuidado Paliativo na diminuição de medidas agressivas em final de vida de pacientes com câncer”. Em seguida, as professoras doutoras e docentes da FACERES Tamara Veiga Faria e Patrícia Maluf Cury irão debater com os participantes casos clínicos e também discutir sobre “Integridade do Cuidado em Oncologia e a “Boa Morte””.

 

Da Redação

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS