Exercícios ao ar livre diminuem riscos de transmissão do COVID-19

Com a pandemia de coronavírus no Brasil e sete mortes confirmadas, especialistas de saúde têm recomendado, diariamente, a higienização das mãos e o uso de álcool em gel, além do isolamento social e a restrição de ambientes aglomerados.

A progressão da doença no país, em um intervalo de 18 dias saltou de dois casos para 621 até ontem (19). Em Rio Preto, dois casos da doença foram confirmados e 47 são investigados. Por determinação do Executivo escolas, locais públicos com aglomeração de pessoas estão fechados a fim de evitar a propagação do COVID-19.

Dhoje Interior

Segundo o secretário de Saúde, Aldenis Borim, é recomendado substituir academias que são ambientes fechados, por locais abertos para a prática de atividades físicas ao ar livre. A mudança já foi adotada pelo personal trainer, Marden Bittar. “O pessoal vem tomando bastante cuidado com o coronavírus, as academias redobraram a atenção em questão de higiene, espalharam bastante álcool em gel, aumentaram a quantidade de álcool que a gente limpa os aparelhos, só que o que mais está sendo usando no momento são os treinamentos funcionais ao ar livre, fora das academias”, disse Bittar.

O profissional acrescentou que, “eu monto um circuito funcional para o lado de fora da academia, em um lugar bem arborizado, eu mantenho de um metro e meio a dois metros do meu aluno, vou ensinando os exercícios, ele vai copiando e assim a gente vai realizando toda a atividade. Alguns condomínios fecharam as academias, neste caso eu levo o material e aplico o treinamento. Eu procuro levar em um lugar aberto, lembrando que a gente está realizando os exercícios mantenho uma imunidade boa, se mantendo bem cuidado a gente mantém nossa imunidade alta, com isso se a gente vier pegar o vírus estaremos mais resistentes a superar isso”, disse o personal trainer.

A empresária, Nathalia Ferreira, optou por treinos em áreas externas. “Treinos ao ar livre são uma bela alternativa de continuarmos mantendo a forma, podemos mesclar treinos de musculação de força e também exercícios funcionais, com isso aumenta nossa imunidade e evita de contrair esse vírus que está nos rondando. O treino com um personal tem essa vantagem, porque o profissional pode te auxiliar tanto dentro da academia quanto ao ar livre”, disse Nathalia.

 

Por Mariane DIAS