Evento cultural une arte e meio ambiente

Foto Divulgação

O projeto Muda que a Cidade Muda, do Instituto Mudar, promove neste domingo (21), em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, um evento gratuito para toda a família que vai unir meio ambiente, cultura e sustentabilidade.

O “Cultura Consciente” vai ocupar dois dos principais cartões postais da cidade, a avenida Alberto Andaló e o Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal, com uma programação extensa e diversificada.

O evento irá promover o plantio de 380 mudas de árvores nativas que foram doadas pelo Viveiro Municipal. As árvores serão plantadas ao longo da avenida Andaló, envolvendo cerca de 200 voluntários. A ação contará com apresentações de música, dança e performance. Ao todo, serão 13 atrações artísticas na programação. Um dos destaques é a Camerata Jovem Beethoven, no Anfiteatro Nelson Castro, com uma apresentação inédita que reunirá 50 músicos.

A programação começa às 8h30, na avenida Alberto Andaló. O ponto de encontro será em frente à Prefeitura Municipal, onde o músico Marcos Barreto se apresentará ao piano. Os cerca de 200 voluntários receberão café da manhã e, até o meio-dia, realizarão o plantio das mudas em toda a extensão da avenida. Ao mesmo tempo, em vários pontos dos canteiros centrais, serão realizadas intervenções musicais, de dança e performance. Entre as atrações, a Cia. Procuru, composta por 15 integrantes, entre crianças e adolescentes, com a intervenção “Clown, Diverdance”, e o saxofonista e flautista Jânio Freitas.
A partir das 16h, o Cultura Consciente leva sua programação para a Represa Municipal, no Anfiteatro Nelson Castro. Para celebrar o trabalho realizado, o projeto preparou uma programação musical que passeará por diversos gêneros, da música clássica, ao jazz, samba e o rock.

A abertura ficará por conta do músico Marcos Moraes, de Piracicaba, que se apresenta com a filha Luiza Gagliardi de Moraes, de 8 anos. Juntos, eles cantam a música “Você é a Cura do Mundo”, uma composição do próprio Marcos que viralizou nas redes sociais e propõe uma reflexão sobre o nosso papel no mundo e como podemos contribuir para um futuro melhor, com a igualdade e a paz tão desejadas.

O compositor e sua filha serão acompanhados pela Camerata Jovem Beethoven, que é regida pelo maestro Alan Michel Pereira de Souza, e pela primeira vez fará uma apresentação com 50 músicos, alguns deles convidados. A apresentação contará com naipe de cordas (violino, viola, cello e baixo), naipe de madeiras (flautas, clarinete e sax), naipe de metais (trompete e trombone) e percussão.

Depois da canção da abertura, a Camerata tocará por mais uma hora. O público poderá conferir um repertório diversificado, com obras de Joseph Haydn, Antonio Vivaldi, do compositor brasileiro César Guerra-Peixe, além de dois pot-pourris, um de músicas nordestinas e outro de música sertaneja raiz. Sediado em Rio Preto, o projeto Camerata Jovem Beethoven atende mil crianças e jovens com ensino de música gratuitamente.
A programação continua com shows do quarteto de jazz Tocaio e das bandas Contos de Réis e Centro da Terra, que encerrará a programação. Em caso de chuva, os shows do anfiteatro serão transferidos para o Graneleiro da Swift.

No anfiteatro, a programação também contará com uma edição da Feirarte, trazendo cerca de 20 expositores, com artesanato, moda e acessórios, e a participação da equipe Gama Galvão, com voos de paraglider e paramotor.

Segundo a publicitária Fernanda Sansão, idealizadora do projeto Muda que a Cidade Muda, a ação será uma grande celebração em torno do meio ambiente, da arte e da sustentabilidade, e uma excelente oportunidade para cooperar com a comunidade e ainda prestigiar a cultura local.

Confira programação completa:
Das 8h30 às 12h
Avenida Alberto Andaló, com intervenções artísticas e plantio de mudas de árvores

Mapa das atrações:
Violino e Cello, com músicos da Camerata Jovem Beethoven: canteiro central, na esquina com Avenida da Saudade

Piano, com Marcos Barreto: em frente à Prefeitura
Violão e violino, com músicos da Camerata Jovem Beethoven: canteiro central, na esquina com rua Silva Jardim
Performance Ambiental, com Lili Kaff: canteiro central, em frente ao Habibs
Dança de rua, com Cia. Procuru: canteiro central, na esquina com rua Independência
Violino, com músico da Camerata Jovem Beethoven: canteiro central, esquina com rua Penita
Sopro, com Mauricio Zacarias: canteiro central, em frente ao Edifício Antares
Saxofone, com Jânio Freitas: canteiro central, esquina do McDonald’s
Das 16h às 21h30
Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal, com shows musicais, Feirarte e participação da equipe Gama Galvão, com voos de paraglider e paramotor
Atrações musicais: 16h | Abertura com o músico Marcos Moares e a filha Luiza Gagliardi de Moraes: acompanhados pela Camerata Jovem Beethoven, eles apresentam a música “Você é a Cura do Mundo”, composição de Marcos que viralizou nas redes sociais, disseminando a mensagem que são nossas ações e movimentos pessoais que trarão a vida, a igualdade e a paz que tanto desejamos
17h | Camerata Jovem Beethoven: em apresentação inédita, 50 músicos interpretam um repertório diversificado, com obras de Joseph Haydn, Antonio Vivaldi, do compositor brasileiro César Guerra-Peixe, além de dois pot-pourris, um de músicas nordestinas e outro de música sertaneja raiz
18h | Tocaio Jazz: quarteto de jazz formado em Rio Preto que toca clássicos jazzísticos e música popular brasileira, além de temas originais compostos pelo grupo. Sinônimo de “xará”, Tocaio é formado por Peterson Danese (sax), Filipe Murbak (betaria), Lenon Tagliaro (piano) e Henrique Pereira (baixo)
19h | Contos de Réis: banda formada em 2009, carrega no estandarte o samba em suas mais diversas vertentes, com uma formação diferenciada permeiam clássicos do gênero e músicas autorais
20h | Centro da Terra: banda rio-pretense que está divulgando o lançamento do seu terceiro disco, masterizado no famoso estúdio dos Beatles, o Abbey Road Studios. E para esse show, toca, entre suas músicas do novo álbum, clássicos do Brasil nos anos 1970
2 – Ação Bensaúde
3 –Caravana Acirp
4 – Muda que a cidade Muda
5 – Amigos da Cuca
6 – Demônio da Garoa
7 – Robótica Games Rio Preto Shopping

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS