Evento antecipa comemoração do Dia do Idoso

Foto Divulgação Google

Semana Melhor Idade Cidade Norte tem parceria com Secretaria de Assistência Social

Começa nesta quarta-feira, 26/9, e vai até sábado, 29/9, a “Semana Melhor Idade Cidade Norte”, no Shopping Cidade Norte, com apoio da Unorp, Conselho Municipal do Idoso e Senac e presença dos idosos que participam de grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Convivência do Idoso (CCI), da Secretaria de Assistência Social.

 

O objetivo é promover discussões sobre a qualidade de vida da população idosa com reflexões sobre envelhecimento saudável e ativo, sobre os direitos e proteção do idoso e também comemorar o Dia do Idoso, fixado em 1º de outubro, data que a lei n°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor. A ideia é mostrar como as pessoas nessa faixa etária ainda têm potencial de trabalho, vida ativa em sociedade e utilidade em grupos de convivência social.

 

A programação começa com exposição fotográfica que registra pessoas da terceira idade em atividades corriqueiras e de interação social, mostrando uma população ativa: física, social e economicamente.  Oficinas, palestras, aulas de zumba e alongamento e outras atividades integram o roteiro destes três dias dedicados ao pessoal da terceira idade.

 

Um dos destaques da programação é a discussão do Estatuto do Idoso com a equipe jurídica da Faculdade de Direito Unorp, com dicas para se precaver de situações como golpes de bilhete falso, empréstimos de cartões e consignados de aposentadoria. No dia 29, advogados da faculdade ficarão à disposição para esclarecer dúvidas desse público sobre questões jurídicas.

 

Dentre as atividades, uma das preferidas dos idosos: baile na praça de alimentação do shopping.

 

Confira a programação

 

Dia 26/9 – Quarta-feira

 

Turma 1 – 9h às 11h30 / Jardim – Oficina de jardinagem e hortas verticais com Projeto Vida Verde – ministrada por Willian Clementino

 

Turma 2 – 14h às 16h30 – Oficina de jardinagem e hortas verticais com Projeto Vida Verde.

 

Turma 3 – 14h às 16h30 / Entrada principal – Aulas de zumba e alongamento com equipe Brasil Fitness

 

Dia 27/9 – Quinta-feira

9h às 11h30 – Oficina de jardinagem e hortas verticais com Senac Rio Preto

14h – Tarde com recreação e baile para os Idosos – Praça de Alimentação

Capacidade do local:  500 idosos

 

Dia 28/9 – Sexta-feira

8h – Palestra – Corpo que cai – instrução sobre quedas na terceira idade – Dr. Caldeira –

10h – Vivência de Lian Gong / Atividades de fortalecimento e instrução física

 

14h – Tarde – Equipe multidisciplinar promove ações como mini aulas de artesanato, alongamento, pintura, dança, alongamento, literatura e escrita, bordado, tricô e crochê em espaços montados na entrada principal.

 

20h – Noite – Apresentação de dança do Grupo As Super Idosas, na entrada principal.

 

Dia 29/9 – Sábado

8h – Palestra / Simpósio acadêmico com participação de Núcleo Jurídico da Unorp – “O idoso na sociedade – questões jurídicas.” Aberto para o público e estudantes de cursos de Direito, advogados e serviço social

10h – Atendimento jurídico aos idosos e interessados – por alunos da Unorp.

10h – Dia da saúde com atendimento gratuito com aferição de pressão e outros voltados principalmente à terceira idade pela equipe MedNorte, até as 20h, em frente à lotérica.

 

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS