Estudo revela que excesso de peso aumenta risco de câncer

Um estudo desenvolvido pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com a Havard University (Estados Unidos) revelou que mais de 15 mil casos de câncer por ano poderiam ter sido evitados no Brasil se não fosse a obesidade da população. As estimativas para o futuros são ainda piores. Até 2025, o país terá mais de 29 mil novos casos de câncer relacionados ao excesso de peso.

De acordo com a pesquisa, as mulheres são mais atingidas do que os homens, por serem afetadas por tumores de ovário, útero e câncer de mama. Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade aumentou em 60% no país nos últimos 12 anos, sendo que um em cada cinco brasileiros são atingidos pela doença. Diabetes e hipertensão também foram outros problemas que se tornaram mais constantes com o aumento de peso.

Dhoje Interior

“Muitas pessoas acreditam que para perder peso é preciso ficar sem alimentar e seguir dietas malucas, mas o jejum pode debilitar ainda mais a saúde. O ideal é sempre ter um acompanhamento médico”, afirma a nutróloga Ana Valéria Ramirez. Ela também destaca que o câncer pode ser ocasionado por diversos fatores, inclusive nas pessoas que estão um pouco acima do peso.

Outros fatores que levam a obesidade são a tireoide e se alimentar de forma compulsiva. “Um paciente com tireoide precisa de tratamentos a base de medicamentos para amenizar a doença. Já pessoas com comem compulsivamente tendem a não mastigarem os alimentos e acabam ingerindo rapidamente, causando a sensação de não estar saciado”, complementa. (Colaborou: Vinicius LIMA)

 

Da REPORTAGEM